UAI

Peugeot 508 - A nova boca do leão

Sedã e perua compõem nova família da marca francesa, que aposta na simplicidade, harmonia e beleza das linhas para conquistar clientes no segmento dos médios-grandes

Publicidade
Foto:



De Alicante, Espanha - Com cerca de 4,80 metros de comprimento, os novos Peugeot são espaçosos, bonitos e vencem facilmente a resistência do ar com baixos coeficientes de penetração aerodinâmica. O sedã tem 0,26 e a perua, 0,27. A beleza das linhas é inegável, mas os adversários são fortes – VW Passat, Ford Mondeo, Audi A4 e o Citroen C5, carro com o qual divide a plataforma. A motorização inclui diesel e gasolina de variadas potências, como o 1.6 turbo de injeção direta, que desenvolve 156cv. O mesmo que equipa o crossover 3008, recém-chegado ao mercado brasileiro. Aliás, os 508 não têm data prevista para desembarcar no Brasil.

Um dos principais apelos desses modelos é o acabamento, com emprego de material emborrachado no painel central e boa montagem. A nova boca parece estar solta e os faróis de LEDs são vistos de dia e à noite. Os porta-malas são amplos (de 515 litros no sedã e de 545 litros na perua), conforme essa categoria. A distância entre-eixos (de 2,82 metros) e a largura (1,85m) garantem amplo espaço interno. Porém, o assento traseiro baixo e curto tornam desconfortáveis as viagens longas para ocupantes com altura superior a 1,80m.

SOFISTICADOS

Carros dessa categoria são sofisticados e o 508 está equipado com freio de estacionamento elétrico, sistema de climatização de quatro zonas e acesso e partida sem necessidade de chave na ignição. Basta estar com ela no bolso e acionar o comando para ligar o motor. A suspensão traseira é multilink; e na dianteira, pseudo McPherson. A versão GT usa triângulo duplo e pivô desacoplado, que controla melhor o balanço da carroceria.

O pacote de segurança inclui seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistência de frenagem e dispositivo para facilitar arrancada na subida. Os apoios de cabeça dianteiros têm múltiplas regulagens para melhor proteção. Os preços das versões a gasolina do sedã começam de 21,3 mil euros, e das movidas a diesel, a partir de 24,5 mil euros. Da perua, partem de 24,5 mil euros, incluindo diesel e gasolina.

(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil.