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Peugeot 206 SW Escapade - Traje de aventura

No rastro do sucesso de modelos com adereços de fora-de-estrada, marca do leão aposta na perua compacta com suspensão elevada para ampliar vendas no Brasil

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Modelo recebeu protetor de cárter em aço, pneus de uso misto e elevação na suspensão

Recife - A versão Adventure da Palio Weekend é sucesso de mercado, e vende mais que as duas outras (HLX e ELX) juntas. Por isso, a Peugeot criou versão com apelo aventureiro para a sua perua 206 SW, que é produzida em Porto Real (RJ). O modelo, que recebeu o nome de Escapade (pronuncia-se como se escreve), foi apresentado à imprensa e será lançado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começa em 19 de outubro. As vendas começam junto com o lançamento.

Seguindo a mesma receita das outras marcas, a Peugeot procurou ‘caprichar’ no visual, adotando protetores pretos no pára-lamas, pára-choque dianteiro (que foi redesenhado e passou a incorporar um detalhe estético na cor cinza, que imita prolongamento do protetor de cárter) e traseiros e saias laterais. O modelo incorpora ainda rodas de liga leve de 14 polegadas, barras longitudinais no teto (para adaptar um bagageiro) e capas dos retrovisores externos, maçanetas e pára-choques na cor da carroceria. A montadora divulgou que a Escapade tem altura livre do solo de 24cm, o que não é verdade. A medida equivale ao vão livre, ou seja, a capacidade do carro para transpor quebra-molas ou lombadas mais elevadas.

Mudanças

Mas as alterações mais importantes são: adoção de protetor de cárter em aço (com 4mm de espessura), pneus de uso misto (para asfalto 90% e terra 10%), amortecedores de curso mais longo e recalibrados e novas buchas de borracha nas bandejas de suspensão, mais adequadas ao uso em piso misto. O ângulo de ataque é de 20º e o de saída, 30º. A montadora teve o bom senso de não adotar quebra-mato, que agrava ferimentos em pedestre em caso de atropelamento. Mas os estribos laterais e o estepe na tampa traseira interferem na deformação programável do chassi.


A única motorização disponível para a versão aventureira é o 1.6 16V flex, que desenvolve 113cv com álcool e 110cv com gasolina. Por dentro, as únicas alterações são o console central com detalhes na cor grafite, com o comando de saída de ar cromado; detalhes em alumínio no painel de instrumentos, portas e porta-luvas.

Dirigindo

A Peugeot conseguiu bom acerto de suspensão, proporcionando equilíbrio entre conforto e estabilidade, tanto no asfalto quanto na terra. Mesmo em trechos de areia, ou terra solta, a Escapade transmite muita confiança ao motorista, que consegue mantê-la sob controle. A perua encara buracos com bastante naturalidade, sem batidas de final de curso da suspensão e constantes raspadas do fundo do carro. É claro que o desempenho no asfalto, em relação à versão normal, ficou um pouco prejudicado, principalmente em curvas fechadas.

O motor 1.6, embora tenha 16 válvulas, ajuda muito, pois oferece um bom torque, mesmo em baixas rotações, o que permite boas retomadas e acelerações, proporcionando ultrapassagens seguras. Mas o nível de ruídos, já a partir das 3.500rpm, é bem elevado e chega a incomodar, principalmente quando abastecido com álcool.

O preço sugerido é de R$ 49.850 e a versão completa custa R$ 53.900.

(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil