UAI

Peter Schreyer é o homem design da Kia

Responsável pela repaginação dos modelos da Kia e a instauração do "nariz de tigre", o designer alemão Peter Schreyer segue na crista da onda no mercado automobilístico

Publicidade
Foto:

Pro ceed foi uma das atrações da marca no Salão de Paris deste ano com desenho dinâmico e original


Entre os grandes arrependimentos na vida de Ferdinand Piëch - neto do lendário Ferdinand Porsche e manda-chuva da Volkswagen Group -, um dos maiores deve ter sido liberar Peter Schreyer para a coreana Kia. Designer responsável pelas linhas da primeira geração do VW New Beetle e do Golf geração 4, Schreyer é o grande nome por trás da revolução nos carros da Kia, que antes de sua chegada dava pouca atenção aos desenhos mais inventivos e ousados.

Antes de Schreyer, em 2006, as linhas dos Kias eram mais conservadoras e empolgavam pouco os entusiastas de uma estética mais atrevida. No ano anterior, os coreanos voltaram as atenções para o mercado europeu e perceberam que teriam de ter visual incrementado, e começaram o processo de repaginação dos seus modelos. A chegada do alemão culminou na reviravolta da montadora em design e desde então, Schreyer e sua equipe se superaram na criação e na revitalização de veículos da Kia.

NARIZ DE TIGRE

O alemão Schreyer revoluciona design dos coreanos

Em 2007, com o conceitual Kee, Schreyer idealizou o visual futurista dos carros da Kia. Com a introdução de uma grade invocada, o alemão conseguiu dar identidade a modelos que previamente eram insossas produções em estética. Estava criado o “nariz de tigre”, que virou marca registrada da Kia, demonstrando imponência e força aliadas a agilidade e modernidade. Picanto, Sportage, Optima, Cerato. Todos ficaram com muito mais sex appeal depois da imersão schreyeriana.

COSTELLO MUSIC

Pela montadora coreana, Peter Schreyer conquistou inúmeros prêmios de design e tornou-se referência para os designers em geral, e não somente na área automobilística. Trajando sua roupa cem por cento preta e seus óculos desenhados por Philippe Starck, o alemão parece um cover do músico Elvis Costello. Em sua passagem pela Volkswagen, Schreyer também foi brilhante, mas ele despontou mesmo para o mundo do design automobilístico com seu projeto estético do Audi TT, considerado pelos especialistas um dos mais influentes do passado recente.

NOVOS PROJETOS

Sportage faz sucesso também por causa das linhas

O proclamado Homem do Ano de 2012 pela revista francesa L'Automobile e terceiro designer automotivo a ser laureado como doutor honoris causa do Royal College of Art de Londres, Schreyer segue em plena atividade e mais novidades estão por vir. No Salão de Paris deste ano, o alemão nos apresentou o belíssimo Pro_cee'd e a nova geração do Carens. Além disso, o artista espera ver em breve as suas obras Track’ster e Kia GT nas linhas de produção. A criação mais recente dele é a bicicleta K Velo City, uma homenagem às origens da Kia, que antes de fabricar carros comercializava bicicletinhas. Infelizmente, a K Velo City - que tem o mesmo "nariz de tigre" dos carros da montadora - está disponível somente na Coreia do Sul. Sem contar o preço salgado: a partir de US$ 1.100.