A despeito da crise, 2009 foi bom ano para a indústria automotiva. Com mais de 3 milhões de veículos vendidos, volume 10% superior ao ano anterior, o desempenho foi turbinado pela isenção do IPI. Para este ano, sem crise e com promessa de economia acelerada, as fábricas preparam muitos lançamentos. Há importados e número maior de opções de compra permitirá escolha melhor. Veja as principais novidades.
Peugeot
A picape do 207 já circula sem disfarces na fábrica de Porto Real e deve ser lançada ainda no primeiro semestre, em três versões de acabamento, conforme flagra de Veículos. Outro modelo que virá é o 308 sedã produzido na Argenina. O 3008 e o RCZ também serão importados.
Citroën
Os protótipos do C3 Picasso, já flagrados por Veículos, em versão aventureira chegará antes que o C3 Picasso nu e cru que já roda na Europa. Outra novidade é o DS3, modelo que virá para competir no nicho de carros urbanos, compactos e charmosos tão em voga no Brasil. Na contramão do charme, a nova geração do Berlingo também será importada.
Veja mais fotos de alguns desses lançamentos!
Volkswagen
Em março, a mais que anunciada picape média Amarok chega ao mercado brasileiro. Ainda no ramo das picapes, a VW prepara uma versão aventureira da Saveiro Cross, também para o primeiro semestre. Já a SpaceFox receberá reestilização, nos moldes do Fox.
Ford
Já apresentou o Focus 1.6 Flex Sigma, que começa a ser vendido este mês. Já o Focus 2.0 flex chega em março. Também no início do ano o EcoSport ligeiramente reestilizado para encarar a concorrência. Mas a grande aposta da Ford é para o segundo semestre, com o Fiesta reestilizado.
General Motors
Para o Salão de São Paulo, a montadora prepara uma picape derivada do Agile. O Classic será reestilizado. Além disso, dois modelos serão importados: o Malibu e o Omega, que voltará ao mercado nacional, depois de breve interrupção.
Fiat
A fábrica de Betim já está com o novo Uno na
boca do forno, que deve chegar ainda no primeiro semestre. Outra
novidade é o Bravo, este para a segunda metade do ano e que, se
especula não aposentará o Stilo. O Idea receberá uma reestilização e o
Punto a opção do câmbio dualogic. Já o 500 terá outras duas versões
importadas, a cabriolet e a esportiva Abarth.
Nissan
Reestilização do Tiida e Livina S no primeiro semestre.
Toyota
A versão do Corolla com motor 2.0, câmbio manual e automático. Há também a possibilidade de o híbrido Prius, já vendido na Argentina, chegar por aqui no fim do ano.
Mercedes-Benz
Importará o primeiro híbrido para o mercado brasileiro, o S 400 Hybrid. Mas o que promete despertar a cobiça é o clássico repaginado SLS, a Asa de Gaivota, que chega este mês, ainda sem preço definido. Outra novidade é o Classe E Cabriolet.
Kia
A coreana tem um pacote grande para 2010, que inclui o Cadenza, substituto do Opirus; o Rio e o Koup. Além dos novos Sorento e Sportage no segundo semestre.
Volvo
A versão repaginada do C30, além do S60, que deve chegar no fim do ano. Isso, é claro, se os chineses, agora donos da marca, não mudarem de ideia.
Hyundai
O Tucson será nacional, made in Anápolis com o alvo apontado para o EcoSport. Já o ix35, o substituto do Tucson, no mundo desenvolvido, vai ocupar o lugar do Santa Fé. Chegará também o Sonata 2.0 (mesmo motor do i30), o Genesis e o Genesis Cupê.
Audi
Tropa de peso prometida: S6 (motor V10 5.2), A5 Sportback (V6 de 269cv) e RS5 (V10 de 580cv na configuração biturbo), além do R8 Spyder.
BMW Série 5 GT
começa a ser vendida por aqui no segundo semestre e os utilitários X1 e X3, além das versões preparadas pela Motorsport do X5 e X6: o X5M e X6M.
Renault
Para o Salão de São Paulo uma versão repaginada do Logan. Outra novidade, para o fim do ano, é o sedã Fluence, que pode enterrar de vez o Mégane.
Leia mais sobre o que o ano novo reserva sobre rodas!.