UAI

Películas - Rigor na teoria

Resolução do Contran determina uso de aparelho para medição da transparência dos vidros. Mas dispositivo ainda depende de aprovação para ser adquirido pelos órgãos de trânsito

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Publicada no mês passado, a Resolução 253 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê fiscalização mais rigorosa para o uso indiscriminado das películas que escurecem os vidros dos veículos - mais conhecidas como insulfilm (nome de um dos fabricantes) - ao estabelecer o uso de aparelhos para medição da transmitância luminosa pelos agentes de trânsito. A norma, porém, deve demorar a surtir efeito, já que os equipamentos, antes de serem adquiridos pelos órgãos de trânsito, devem ser aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E, por enquanto, não há nenhum.

De acordo com o Denatran, os medidores serão homologados tão logo sejam aprovados pelo Inmetro, o que será divulgado por portarias, com especificações de cada um. O problema é que, por enquanto, não há nenhum equipamento no mercado que já tenha sido aprovado. Conforme explicação do Inmetro, a aprovação dos medidores é obrigatória e está especificada na Portaria 64/2006. Porém, faz parte de um controle metrológico legal, em que há um conjunto de atividades que incluem aprovação e verificações, executadas por órgãos delegados do Inmetro nos estados. Já existe processo em andamento, mas só haverá parecer sobre a aprovação depois da conclusão de todos os ensaios. E, embora o objetivo seja concluir o processo o mais breve possível, não há data exata para isso.

Em Minas Gerais, o Detran informou que aguarda publicação de portarias do Denatran, contendo os nomes dos modelos aprovados, para iniciar o processo de licitação e, só então, poder adquirir os aparelhos. A Polícia Rodoviária Federal também informou que pretende adquirir os medidores em 2008, mas aguarda a homologação.

Mais escuro
Junto com a Resolução 253, também foi publicada a 254, que estabelece critérios para a instalação das películas. A principal mudança em relação à norma anterior, que vigorava desde 1998, foi a permissão para o uso de películas mais escuras nos vidros traseiros, com índice de visibilidade de apenas 28% (antes era de 50%), sempre que houver os dois retrovisores laterais. No pára-brisa e vidros laterais dianteiros, os índices permanecem de 75% e 70%, respectivamente. Para efeito de fiscalização, no entanto, haverá uma espécie de limite de tolerância. As multas só poderão ser aplicadas se o índice foi inferior a 26% (vidros traseiros), a 70% (pára-brisa) e a 65% (vidros laterais dianteiros).

Mas, nas lojas instaladoras, o respeito às novas normas também não é tão simples. A chancela (um carimbo), que deve ser fixada no vidro atestando o índice de transparência, que antes era a única maneira de fiscalizar - frágil, diga-se de passagem, já que não há como comprovar sua autenticidade sem o aparelho medidor -, continua sendo exigida. No entanto, não há, no mercado, aparelho com a marca de 28%. Assim, as instalações que já estão sendo feitas com base na nova resolução ficam sem a chancela nos vidros de trás, o que também é um risco perante a fiscalização. "Ainda não temos a chancela nem o filme de 28%, mas temos o de 35%, que agora é permitido e escurece mais. Se o cliente quiser, colocamos, mas sem o carimbo", explica o instalador Diego D'Angelo Ventura Costa, da loja Ekipar.

"Eles falaram que essa lei era para o início do ano, mas liberaram antes. Então não existe a chancela no mercado ainda", acrescenta o também instalador Hélio Neres de Souza, da Askar. Ele lembra que para o instalador é também complicado atestar o índice de transparência do vidro, sem o equipamento medidor. Aspecto que a assessoria do Denatran reconhece, mas afirma que o órgão não tem como obrigar o comerciante a ter o aparelho. O conselho é pedir nota fiscal contendo todas as informações sobre os índices colocados, caso haja problemas com fiscalização.

Visibilidade
Além de terem virado moda, o principal argumento de quem põe as películas no carro é a segurança, pois não deixa que o motorista seja visto por possíveis assaltantes. O contrário, no entanto, também pode acontecer, já que as películas podem camuflar situações de seqüestro. Vantagem mesmo, de acordo com o professor Ricardo Bock, coordenador do curso de engenharia mecânica automobilística da Fundação Educacional Inaciana (FEI), é a redução do calor dentro do veículo e até um possível aumento no rendimento do ar-condicionado. Por outro lado, ele lembra que, à noite, os vidros muito escuros podem comprometer a visibilidade. "O motorista tem que ficar bem atento, pois, mesmo olhando pelos retrovisores, há interferência das películas. O motorista se acostuma, mas não é raro ter que descer os vidros para enxergar melhor", conclui.

Transparência

Índices mínimos de luminosidade - Resolução 254 do Contran

Vidro Transparência
Dianteiro 75%
Lateral dianteiro 70%
Lateral traseiro 28%
Traseiro 28%

Fonte: Assessoria de imprensa do Denatran