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Pelé ganhou vários carros durante a carreira de jogador

Rei do Futebol ganhou Fusca, Mercedes, Romi-Isetta e Aero Willys

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Pelé posa encostado no Fusca verde-musgo que ganhou em 1970 do então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf
Pelé posa encostado no Fusca verde-musgo que ganhou em 1970 do então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf Foto: Pelé posa encostado no Fusca verde-musgo que ganhou em 1970 do então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf

Morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Além de ter entrado para a história por ter sido o primeiro – e único – jogador de futebol a vencer três Copas do Mundo, Pelé parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e ganhou alguns dos carros mais marcantes do século passado.

O Atleta do Século ganhou seu primeiro veículo já em 1956 – quando ainda tinha 16 anos – das mãos do alemão Walter Herbert, gerente de um galpão da Volkswagen em Santos. A montadora havia acabado de iniciar as obras de construção da Fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (São Paulo), e enxergou no menino um gigantesco potencial.

Pelé recebendo um Fusca de Walter Herber, gerente da Volkswagen
Pelé recebendo um Fusca de Walter Herber, gerente da Volkswagen

Seu segundo carro veio dois anos depois, em 1958. Nesse ano, o jovem de 17 anos havia assombrado o mundo durante a Copa do Mundo da Suécia com três gols na semifinal e dois na final, se tornando o melhor jogador jovem do torneio.

Quando voltou do país escandinavo, Pelé foi recebido por mais de 60 mil pessoas em Bauru e ganhou uma Romi-Isetta das mãos dos proprietários da Indústrias Romi, situada em Santa Bárbara d'Oeste.

Fábrica do Romi-Isetta, modelo pioneiro nacional
Com características marcantes, o Romi-Isetta tinha uma única porta frontal, formato aerodinâmico e o eixo traseiro mais estreito que o eixo dianteiro.

Outro carro importante na carreira do jogador foi o Aero Willys 2.600, um dos mais marcantes sedans de luxo do mercado brasileiro na época. Garoto-propaganda da Aero Willys Overland no Brasil, Pelé ganhou o modelo topo de linha em 1963, ano em que venceu o bicampeonato mundial de clubes pelo Santos.

Nesse ano, o craque já era incontestavelmente um dos maiores de todos os tempos: ele já havia vencido pela Seleção Brasileira a Copa do Mundo de 1962, no Chile, e estava se consagrando também no Santos, conquistando duas Libertadores e dois mundiais (1962 e 1963).

O primeiro modelo produzido do Aero Willys 2.600 foi de Pelé
O primeiro modelo produzido do Aero Willys 2.600 foi de Pelé

Mercedes-Benz

Em 19 de novembro de 1969, Pelé marcava seu milésimo gol na carreira, aos 29 anos, em pleno Maracanã. Encantado pelo futebol do craque, o ex-presidente do Bayer de Munique, Roland Endler, decidiu presentear o Rei com um Merecedes-Benz 250 W114.

O sedã era um dos carros mais caros do país e foi vendido pelo jogador poucos anos depois. Em 2004, quando o memorável gol completou 35 anos, a Mercedes encontrou o veículo com um outro dono, restaurou, blindou e presenteou novamente ao jogador.

Pelé posa ao lado do seu Mercedes
Pelé posa ao lado de um Mercedes-Benz W111

Pelé, Copa de 70 e Paulo Maluf

Em 1970, Pelé venceu sua terceira Copa do Mundo como jogador. Ele fazia parte do 'Esquadrão', a Seleção Brasileira treinada por Zagallo e composta por diversos craques como Tostão, Jairzinho e Rivellino.

Após a conquista do troféu mais cobiçado do futebol, toda a delegação brasileira (composta por 25 integrantes) ganhou Fuscas verde-musgo das mãos do prefeito da cidade de São Paulo, Paulo Maluf, durante uma comemoração no Parque do Ibirapuera.

Pelé e o Fusca que ganhou de Maluf
"Os automóveis traziam sobre o porta-malas uma dúzia de rosas vermelhas cada um. No para-brisa traseiro, além do emblema da concessionária, havia um plástico com os dizeres: 'Brasil, ame-o ou deixe-o'".

O problema é que todos os veículos foram comprados com dinheiro público. Dessa forma, os carros acabaram fazendo parte de um processo judicial que durou 36 anos.

Os jogadores, obviamente, não tiveram conhecimento do imbróglio jurídico naquela época. Alguns do elenco tricampeão, inclusive, receberam o Fusca como o primeiro carro da vida. Outros, venderam o veículo sem mesmo usá-lo.

Morte de Pelé

Pelé morreu no Hospital Albert Einstein nesta quinta-feira (29), às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

O velório de Pelé deve ocorrer somente na segunda-feira, 2 de janeiro. A solenidade vai acontecer dentro da Vila Belmiro, estádio do Santos.

https://twitter.com/Pele/status/1608543008332615682