UAI

Passat e Variant ganham motor turbo

Publicidade
Foto:

Já estão disponíveis, em todo Brasil, os novos Volkswagen Passat FSI Turbo e Passat Variant FSI Turbo, equipados com câmbio automático Tiptronic de seis marchas. O sedã tem preço sugerido de R$ 151.650. Já o modelo familiar custa R$ 156.723. Considerando as versões já lançadas no mercado, em setembro de 2005, com motor 2.0 FSI aspirado, a Volkswagen planeja vender este ano no País o volume recorde de 1.200 unidades do Passat e do Passat Variant.

O grande atrativo dos dois modelos é o novo motor FSI 2.0 16V turbo, com injeção direta de combustível, que desenvolve 200 cv de potência – 50 a mais que a versão aspirada – e 28,4 mkgf de torque a 1.800 rpm. Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Segundo a montadora, o Passat Turbo precisa de 7,8s para ser acelerado de 0 a 100 km/h, mesmo tempo gasto pelo Variant. A velocidade máxima do sedã e da station wagon são, respectivamente, 230 km/h e 227 km/h.

Outra atração é o câmbio Tiptronic de seis marchas, também usado no Jetta e nas outras versões do Passat, que permite trocas automáticas ou manuais, com um leve toque na alavanca. Como opcional, as versões Turbo possuem acionamento do Tiptronic através de pequenas hastes (borboletas) atrás do volante.


Passat Turbo e Passat Variant Turbo são equipados de série com freios ABS, controle de tração (ASR), programa eletrônico de estabilidade (ESP) e seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina). Já os faróis são de xenon e direcionais, com lavador e luz estática para curvas. Dentro do carro, destaque para o ar-condicionado Climatronic de duas zonas, bancos revestidos em couro, CD Player com função MP3 e acumulador de seis discos e bancos dianteiros com aquecimento, ajustes elétrico e função massagem.

Segurança curiosa

Os Volkswagen possuem sensores de luz (ALS) e de chuva. Este dispositivo, que atua em conjunto com o computador que comanda o ESP, executa uma função curiosa: quando começa a chover, a possibilidade de acúmulo de água nos discos de freio é logo erradicada no Passat. Os sensores “conversam” entre si e o comando ordena que as pinças aproximem-se o máximo possível dos discos, sem tocá-los, para aumentar a velocidade do ar por ali e providenciar a secagem dos discos. O motorista nem percebe nada.

Os dois principais opcionais dos modelos são o teto solar elétrico e teto solar com células solares – sensores “percebem” a alta temperatura interna quando o carro é deixado sob o sol intenso e acionam o sistema de ventilação.


Ficha Técnica

Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 2.0 16V FSI, com injeção direta de combustível
Posição Dianteiro, transversal
Cilindrada (cm3) 1.984
Válvulas 16
Diâmetro/Curso (mm) -
Taxa de compressão 10,3
Potência (cv/rpm) 200 a 5.100
Torque (mkgf/rpm) 28,4 a 1.800
Combustível Gasolina
Transmissão
Câmbio automático de 6 marchas Tiptronic
Suspensão
Dianteira Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada, amortecedor telescópico e barra estabilizadora
Traseira Independente, Four Link, com braço transversal e longitudinal, mola helicoidal, amortecedor telescópico e barra estabilizadora
Direção
Direção elétrica Servotronic
Freios
Dianteiro Disco ventilado, com ABS e EBD
Traseiro Disco sólido, com ABS e EBD
Rodas/Pneus
7J x 17 / 235/45 R17
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 4,76 (4,77 Variant)
Largura (m) 1,82
Altura (m) 1,47 (1,52 Variant)
Entre-eixos (m) 2,71
Porta-Malas (l) 485 (603 Variant)
Tanque de Combustível (l) 70
Peso em ordem de marcha (kg) 1.463 (1.518 Variant)
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 7,8
Velocidade máxima (km/h) 230 / 227 (Variant)
Consumo
Cidade (km/l) -
Estrada (km/l) -
Média (km/l) -

Fonte: Fabricante