De Guarulhos, SP - Lançada na Europa no fim de 2010, a sétima geração do Passat chega ao Brasil com muita tecnologia embarcada. Para quem está atrás de uma proposta mais esportiva, que é o novo perfil do segmento, a Volkswagen também traz a perua Variant. E fôlego não falta para corresponder a essa expectativa: sob o capô está o motor 2.0 TSI (turbo), que desenvolve 211cv de potência e 28kgfm de torque. Com algumas melhorias, o motor ganhou 11cv em relação à geração anterior do Passat. O câmbio é o eficiente DSG (automatizado de dupla embreagem) de seis velocidades, com opção de troca sequencial. Mas a velocidade máxima foi limitada em 210 km/h (o Jetta, de uma categoria inferior, com o mesmo motor chega aos 238 km/h). Segundo o fabricante, o sedã chega aos 100 km/h em 7,6 segundos e a perua, em 7,7s. Os dois têm consumo de 10,5 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada. A suspensão traseira multilink garante conforto e bom desempenho nas curvas.
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O DNA da marca está inscrito na grade, formada por quatro barras transversais, e nos faróis que seguem seu formato. Na prática trata-se de uma pasteurização que empobrece o que poderia ser uma linha mais diversa de modelos. Mas a nova geração do Passat ficou mais sofisticada. Apesar de não ter crescido muito, o modelo aparenta ter maior porte, como as linhas horizontais que alongam a lateral. O grupo óptico ficou bem mais atual, com opção de faróis bi-xenon direcionais com luzes de LED. Para calçar as rodas em liga-leve de 17 polegadas, foram usados pneus 235/45.
INTERIOR O espaço interno é satisfatório para os cinco ocupantes. O porta-malas do sedã tem capacidade de 485 litros e o da Variant, 513 litros. O uso de materiais como couro, alumínio escovado, além do relógio analógico, dá um toque de requinte ao interior. O banco do motorista tem comando elétrico do encosto, mas existe a opção de bancos dianteiros com ajustes elétricos de três memórias. Enquanto a Variant traz como opcional teto solar panorâmico, o sedã tem teto solar tradicional, equipado com sensor fotovoltaico que alimenta um sistema que mantém o carro ventilado quando desligado. Como opcional, o Passat tem sistema integrado de navegação, que funciona numa tela sensível ao toque que também comanda o sistema de som.
SEGURANÇA A segurança é impecável. Para começar, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros. Além da regulagem de altura, o encosto de cabeça pode ser ajustado longitudinalmente. Junte a isso freios antiblocantes (ABS), controle de tração e estabilidade e seis airbags. Até aí tudo normal para um veículo desse segmento, mas tem mais: o modelo traz de série um detector de fadiga que emite um alerta sonoro quando o motorista demonstra cansaço (pela mudança no modo de dirigir).
TECNOLOGIA Outro sistema inteligente do Passat é o controle automático de velocidade e distância Adaptative Cruise Control (ACC), que, além de manter constantemente a velocidade estipulada pelo motorista, por meio de sensores mantém a distância de segurança (em três níveis predeterminados) do veículo da frente. Outros sistemas funcionam junto com o ACC. O Front Assist detecta a aproximação rápida do veículo da frente e prepara o carro para parar, aumentando a pressão do freio e aproximando as pastilhas.
Já a Frenagem Urbana de Emergência, que atua numa velocidade de até 30 km/h, identifica a aproximação de um veículo parado à frente e desacelera o carro, reduzindo os danos do acidente. Apesar de a Volkswagen afirmar que não é a proposta do equipamento, na prática o sistema consegue evitar a colisão numa velocidade de até 15 km/h. Mas o sistema identifica apenas outros veículos, não servindo para evitar atropelamentos de pedestres.
Outros sistemas que ajudam a vida do motorista são sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera traseira para auxiliar nas manobras, freio de estacionamento eletrônico, abertura de porta e ignição que exigem apenas a presença das chaves, além de fechamento elétrico da tampa traseira, com altura programável para a Variant. O Park Assist, que estaciona o carro sozinho, deixando para o motorista apenas as funções de acelerar e frear, chega à segunda geração. A novidade é que, além de vagas longitudinais, o sistema estaciona o carro na posição transversal. A VW ainda não divulgou os preços.