UAI

Pássaros raivosos

Pesquisa realizada no Reino Unido revela quais tons de pintura de carroceria são alvo predileto das aves. Confira a probabilidade real de o seu carro ser atingido pelo cocô

Publicidade
Foto:

Cena do filme 'Os Passaros'

Se você tem carro, cuidado! Saiba que existe uma multidão alada de olho no seu possante. É que uma pesquisa realizada pela Halfords, loja on-line que vende produtos para cuidados automotivos, revelou que os pássaros preferem fazer cocô em carros de uma determinada cor. O experimento foi feito durante dois dias em cinco cidades do Reino Unido (Brighton, Glasgow, Leeds, Manchester e Bristol), num total de 1.140 carros. Interessante é que os resultados coincidiram em locais diferentes.

Perigo alado
Ao estacionar o carro é sempre bom verificar o local, pois aquela sombra de árvore frondosa pode esconder uma armadilha fatal que suja e ainda danifica a pintura.

 

Ao final da exposição dos veículos ao tempo, 18% dos carros vermelhos estavam marcados com excrementos de aves. Os que têm carros azuis também devem escolher com mais cuidado onde vão estacionar, já que 14% do veículos dessa cor também estavam “carimbados”. Outros resultados: preto, 11%; branco, 7%; cinza, 3%; prata, 3%. E a cor menos visada pelos pássaros? O verde! Portanto, se você não quiser ficar limpando cocô de passarinho toda hora compre um carro verde. Sentiu falta dos carros amarelos? Nós também, já que ela não foi citada na pesquisa.

QUANDO LIMPAM? Os pesquisadores também entrevistaram proprietários de automóveis com a intenção de saber quanto tempo demora até que eles removam os excrementos da carroceria. Nada menos que 17% disseram que limpam a sujeira assim que a percebem, suspeito heim! Já 20% responderam que tomam providência em dois dias. Sinceros 55% responderam que o cocô vai ficar ali até o dia regular de lavagem do carro. E os 8% restantes não lavam o carro ou deixam isso nas mãos de um terceiro.
 
O QUE FAZER? De acordo com Francisco Satkunas, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), a acidez das fezes dos pássaros agride o verniz que protege a pintura, gerando marcas. Assim, explica o engenheiro, é preciso remover a sujeira tão logo ela seja identificada usando água e sabão neutro ou mesmo em locais que fazem limpeza a seco, com o uso de produtos químicos que não agridem o meio ambiente. “Se você deixar aquela sujeira ali, no sereno, na chuva e no sol, a ação vai só piorando”, adverte.

Se depois de lavar o carro ou o local onde havia o excremento de ave a carroceria ainda apresentar alguma marca, será necessário polir ou cristalizar a pintura. Outra dica interessante é quando pássaro tiver acertado apenas o vidro do carro. A reação mais normal costuma ser ligar o esguicho d’água e deixar que as palhetas do limpador de para-brisa façam o trabalho. Só que aquela sujeira também pode estragar a borracha das palhetas. Vale esclarecer que o cocô de passarinho não estraga os vidros.



INSETOS No final de uma viagem é muito comum encontrar insetos (grandes ou pequenos) espatifados no para-brisa, grade e capô do carro. Satkunas adverte que o corpo desses bichos, assim como os excrementos de pássaros, também têm ácidos que podem danificar a pintura. Assim você não perde nada em dar uma ducha no carro tão logo chegue ao destino.

POPULARIDADE Se para os pássaros a cor quente está em primeiro lugar, no gosto dos compradores nem tanto. Segundo a última pesquisa de popularidade de cores divulgada pela DuPont, o vermelho foi a quinta colocada no ranking mundial, presente em apenas 7% dos veículos.


RANKING GLOBAL DE CORES
BRANCO    22%
PRATA    22%
PRETO    20%
CINZA    13%
VERMELHO    7%
AZUL    6%
MARROM/BEGE    5%
VERDE    2%
AMARELO    1%
OUTRAS    2%

Fonte: DuPont