Quem tem carro, certamente já passou por uma situação de redução da visibilidade em dias de chuva, com vidros fechados e pára-brisa embaçado, obrigando a usar o paninho, ligar a ventilação com ar quente etc. Mas a solução nem sempre é satisfatória. Uma maneira eficiente de desembaçar os vidros é ligar o ar-condicionado, mas, além de aumentar o consumo, o equipamento ainda é artigo de luxo e boa parte dos carros nacionais ainda não é equipada com esse sistema.
Uma solução relativamente simples foi apresentada recentemente, mas só deve chegar ao mercado em 2008. É o chamado pára-brisa térmico, desenvolvido pela empresa de autopeças francesa Saint-Gobain Sekurit. O princípio é o mesmo do desembaçador do vidro traseiro: uma resistência elétrica aquece o vidro, impedindo a formação da condensação na superfície.
Apesar da utilidade do equipamento em tempestades tropicais, sua origem está nos climas frios do hemisfério norte. Roberto Holzeim, diretor geral da Saint-Gobain no Brasil, explica que o princípio de aquecimento elétrico do pára-brisa é usado para derreter o gelo, evitando assim ter que raspar o vidro com uma espátula.
Tropicalizado
A idéia de tropicalizar o sistema veio da constatação de que seria possível oferecer um equipamento bem mais barato do que o ar-condicionado, sem afetar o consumo. “Do mesmo jeito que na versão feita para derreter o gelo são instalados filamentos invisíveis de tungstênio entre as duas camadas de vidro,” esclarece Roberto. O equipamento desenvolvido no Brasil tem potência menor e exige um mínimo de alterações nos carros já em produção, como, por exemplo, no chicote.
Como o pára-brisa térmico não será vendido no mercado de reposição, sua chegada ao mercado depende da adoção pelos fabricantes. O diretor da Saint-Gobain afirma que a empresa já assinou um contrato com uma montadora e outra já está desenvolvendo um estudo de viabilidade, mas não tem idéia de quanto elas vão cobrar pelo sistema. A forma de funcionamento pode variar de acordo com cada veículo. O aquecimento pode ser acionado por um botão específico, junto com o limpador de pára-brisa, ou no mesmo comando que liga o desembaçador traseiro.
Reposição
Para o mercado de acessórios, há outro produto para melhorar a visibilidade em dias de chuva: o Aquacontrol, que pode ser aplicado por instaladores ou pelo próprio usuário. Desenvolvido a partir de tecnologia aeronáutica, o produto diminui o arrasto aerodinâmico no pára-brisa, fazendo com que a água deslize com mais facilidade pelo vidro. A eficiência é maior a partir de velocidades acima de 60km/h e, de acordo com o fabricante, o produto tem uma vida útil de até 20 mil quilômetros.