Problemas semelhantes ao que ocorreu no trem de pouso do A330 da TAM na última quarta-feira (26), em Nova York, já aconteceram outras vezes em aviões da Airbus operados por diversas empresas.
Segundo especialistas em aviação, o sistema de trem de pouso do Airbus exige que as rodas do trem dianteiro façam uma volta e se encanixem na posição correta antes do travamento e que essa manobra pode não ter sido efetuada pelo sistema com sucesso.
Em 2005, um A320 da companhia americana JetBlue fez um pouso de emergência no aeroporto de Los Angeles. Na aproximação, o piloto percebeu a falha hidráulica que deixou o trem dianteiro com 90 graus de inclinação. Antes do pouso, o Airbus sobrevoou o Oceano Pacífico para queimar combustível. O comandante do Airbus manteve o nariz levantado durante o maior tempo possível, mas após tocar a pista, as rodas dianteiras se incendiaram. Na ocasião, ninguém ficou ferido.
Em janeiro de 2010, o problema foi com o trem de pouso principal do Airbus A319 da United Airlines que executava a rota entre Chicago e Newark. A tripulação arremeteu na primeira tentativa de pousar. Após uma passagem rasante sobre a pista para reconhecimento, o A319 pousou com o trem principal direito retraído, utilizando apenas o trem principal esquerdo e o dianteiro. Após parar, sem o apoio do trem de pouso principal direito, a aeronave caiu para esse lado, causando ainda mais danos.
Os 48 passageiros e os cinco tripulantes sairam do avião através de rampas infláveis (slides) em segurança. Na época, a própria United Airlines e o órgão federal de aviação dos EUA (FAA) informaram apenas que o trem não se estendeu completamente.
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O voo JJ8078 decolou do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na madrugada da última quarta-feira tendo como destino o Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, levando 190 passageiros. Na aproximação final, a torre de controle americana informou ao comandante da TAM que o trem de pouso dianteiro não estava na posição normal para o pouso. O Airbus A330 sobrevoou o aeroporto por mais alguns minutos para queimar o combustível excedente e entrou novamente em aproximação para fazer um pouso de emergência. O pouso no JFK foi acompanhado ao vivo pela imprensa americana. A tripulação conseguiu manter o nariz levantado enquanto o avião percorria a pista sobre o trem principal. Antes de tocar o solo, o trem dianteiro virou para a posição normal e o pouso foi concluído com sucesso. "Foi como se a mão de Deus virasse as rodas", disse um oficial da Autoridade Portuária ao site do New York Post.
A reportagem do Vrum procurou a Airbus para se pronunciar sobre os casos em que o trem de pouso não funcionou de maneira adequada, mas ninguém foi encontrado para comentar. A TAM divulgou a seguinte nota à imprensa. “O voo JJ8078, que decolou à 01h09 do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, apresentou uma indicação de anormalidade no trem de pouso dianteiro na aproximação para o pouso [..] A tripulação tomou todas as medidas de precaução necessárias, e a aterrissagem ocorreu em total segurança, às 11h56”.