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Palio Weekend 2009 - De salto alto

Palio Adventure Locker tem maior altura do solo, cresceu em comprimento e está apta para encarar trechos ruins sem cerimônia, mas não é um fora-de-estrada autêntico

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Foto:

De Porto de Galinhas (PE) - A Fiat dá prova de agilidade e criatividade ao lançar o primeiro carro de tração dianteira no mundo equipado com bloqueio de diferencial. A versão Adventure passa a incorporar o nome Locker, e faz jus à denominação, pois pisos escorregadios são vencidos com o bloqueio de diferencial. Foi criada a versão Trekking, intermediária, e mantida a ELX 1.4. As vendas da perua caíram e o modelo está atualmente atrás das Volkswagen SpaceFox e Parati no ranking nacional. Daí a estratégia da montadora de criar novas versões e incrementá-las, mantendo o preço. O motor 1.4 mais potente passa a equipar as duas versões, como Siena e Punto. Mesmo assim, o desempenho não é bom por causa do peso da perua.



Design
O visual mudou e a dianteira das versões Trekking e ELX é a mesma do Siena, enquanto a Adventure Locker tem frente diferente e a grade frontal é a do conceito FCC, desenvolvido em Betim. O novo pára-choque tornou o carro maior em comprimento e a caixa de rodas tem novo recorte e moldura para abrigar a suspensão mais elevada. Os faróis auxiliares são de série nas três versões. As lanternas traseiras são as mesmas do Siena, horizontais e estreitas, no estilo Alfa Romeo.

Suspensão
A distância entre-eixos aumentou para a colocação da suspensão mais elevada, que tem amortecedores denominados Powershock. Esses têm molas internas anti-rolamento e evitam a inclinação da carroceria, atuando em conjunto com a barra estabilizadora. A altura do solo, com o veículo vazio, a partir do protetor de cárter, passa a ser de 19 cm, dois centímetros a mais em relação à versão anterior. Os pneus passam a ser de aro 15 e na medida 205/70.

Caixa de roda tem nova abertura e moldura para abrigar suspensão elevada. Retrovisor maior aumenta visibilidade e pisca é integrado na Adventure Locker


Os retrovisores externos são os do Idea Adventure e o quadro de instrumentos de todas as versões é novo. Na versão Locker há bússola e clinômetros longitudinal e transversal. O estepe permanece sob o porta-malas, do lado externo, mas há dispositivo que impede acesso ao cabo de sustentação inibindo o furto, segundo o fabricante, que também anuncia mais facilidade ao manuseá-lo.

Tecnologia/Segurança
Destacam-se o pacote opcional de airbags frontais e ABS, e os airbags laterais. No banco traseiro há três apoios de cabeça, que podem ser rebaixados e regulados em altura.O rádio integrado ao painel reproduz em CD arquivos MP3 e WMA. Há sistema de viva-voz com Bluetooth e permite colocar dispositivos como saída USB e tem conexão para iPod. Figuram na lista de opcionais os sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento.

Dirigindo
O rodar da Locker é macio e as irregularidades do piso são transferidas em níveis aceitáveis para o habitáculo e nem parece que a altura suspensão foi elevada em dois centímetros. Os novos amortecedores cumprem bem a função e a engenharia executou bem a tarefa. O sistema Locker faz com que a Weekend vença facilmente caminhos ruins, como o barro na curva antes de chegar no sítio ou na fazenda. Se a roda patinar e o carro não sair do lugar, mesmo motorista não tenha habilidade, basta acionar o comando ELD no painel para que a Weekend deixe de patinar e transponha o obstáculo. O sistema é ótimo nessa situação, o que foi constatado no test-drive. O sistema de bloqueio foi desenvolvido junto com a multinacional americana Eaton. O fabricante garante que o projeto dispensa manutenção.

A versão Adventure Locker tem 4,30 m de comprimento. Está bem maior do que a primeira geração da perua, que tinha comprimento de 4,13 m.

Os preços das versões básicas da linha Palio Weekend 2009 são: ELX 1.4 - R$ 39.920; Trekking 1.4 - R$ 41.920 e Adventure Locker 1.8 - R$ 53.850

(*) Jornalista viajou a convite da Fiat Automóveis