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Palio Weekend 2009 - Como funciona o Locker

São três as versões de acabamento e duas opções de motorização

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Foto:

Painel é novo e há bússola e clinômetros na Adventure Locker

O acionamento do dispositivo de travamento do diferencial é elétrico. O motorista aperta o comando localizado no painel de instrumentos. Uma bobina eletromagnética ativa o mecanismo de rampa e engata o colar de trava na engrenagem lateral.

Quando o carro perde a aderência, o diferencial - que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos - faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente porque absorve toda a força (torque) do sistema, enquanto a outra fica parada. Ao anular o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos. Isso possibilita que a roda com mais aderência gire e o carro saia da inércia.

Sistema ativado por bobina eletromagnética é acionado no painel


Para ativar o sistema, é preciso que o veículo esteja parado e o motorista com o pé no freio. O sistema é usado em situação extrema e até a velocidade máxima de 20 km/h. Acima disso, a desativação ocorre de maneira automática. Não é possível ativar o sistema com o carro em movimento. Isso independe da vontade do motorista. Nem mesmo gesto involuntário aciona o sistema.