O acionamento do dispositivo de travamento do diferencial é elétrico. O motorista aperta o comando localizado no painel de instrumentos. Uma bobina eletromagnética ativa o mecanismo de rampa e engata o colar de trava na engrenagem lateral.
Quando o carro perde a aderência, o diferencial - que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos - faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente porque absorve toda a força (torque) do sistema, enquanto a outra fica parada. Ao anular o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos. Isso possibilita que a roda com mais aderência gire e o carro saia da inércia.
Para ativar o sistema, é preciso que o veículo esteja parado e o motorista com o pé no freio. O sistema é usado em situação extrema e até a velocidade máxima de 20 km/h. Acima disso, a desativação ocorre de maneira automática. Não é possível ativar o sistema com o carro em movimento. Isso independe da vontade do motorista. Nem mesmo gesto involuntário aciona o sistema.