A Fiat apresentou hoje (14/05), em Porto de Galinhas (PE), a linha 2009 da perua Palio Weekend. A gama, prevista para chegar às concessionárias da marca no início de junho, ganhou novo visual e está disponível em três versões de acabamento: ELX 1.4 Flex, a nova Trekking 1.4 Flex e a Adventure Locker 1.8, com bloqueio eletrônico de diferencial. A versão HLX 1.8 não será mais comercializada. Com a nova linha, a Fiat espera retomar a liderança do segmento de peruas compactas, perdido para o Volkswagen SpaceFox em 2007. Veja mais fotos da Weekend 2009!
A grande novidade da nova Palio Weekend é a versão Adventure, que, com a reestilização, ganhou não só uma "plástica", mas também o Locker, sistema eletrônico de bloqueio do diferencial. Desenvolvido em parceria com a Eaton, o dispositivo proporciona ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, como subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento. Ao ser acionado, por meio do botão ELD (Electronic Locker Differential) localizado no conjunto de comandos do My Car Fiat, à esquerda do volante, ele transfere a força da roda que está girando em falso para as outras, que estão com mais aderência. Na prática, o veículo pode superar condições adversas de terreno com muito mais facilidade.
Mas o motorista deve ficar atento. O Adventure Locker deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade. Por isso, quando o veículo atingir os 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. O dispositivo jamais deve ser utilizado em condições de aderência plena. De acordo com a Fiat, é a primeira vez na história que uma fabricante lança um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial.
Outra modificação importante na versão Adventure Locker do novo Palio Weekend refere-se à suspensão. Ele recebeu novos amortecedores "Powershock", molas e pneus de uso misto, 205/70 R15. Com isso, a altura livre do solo subiu para 19 cm, 2 cm a mais em relação ao modelo anterior. Só para comparação, o EcoSport tem 20 cm de altura livre do solo.
Novo design
Outra novidade da linha 2009 está no visual. A dianteira das versões ELX e Trekking é praticamente a mesma do Siena. A ELX traz faróis com canhões e molduras cromados, detalhes cromados na grade frontal, nos pára-choques, nas laterais e na tampa traseira, além de maçanetas, retrovisores externos, minissaias, aerofólio traseiro e pára-choques na cor da carroceria.
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Já a Trekking têm faróis com canhões pretos e moldura cromada, suspensão elevada, pneus de uso misto, novas molduras laterais nas caixas de rodas na cor cinza, pára-choques com pintura exclusiva, grade frontal negra e barras longitudinais duplas no teto. Maçanetas, retrovisores externos e frisos no teto, assim como as soleiras das portas e o aerofólio traseiro, são negros na versão Trekking.
O Palio Adventure Locker tem faróis com canhões cromados e molduras pretas, pára-choque exclusivo e grade cromada. Os novos espelhos retrovisores externos, em preto, com indicadores de direção, e as barras longitudinais to teto vieram do Idea Adventure. Todas as versões trazem faróis de neblina de série - a Adventure Locker vem ainda com o de profundidade.
Olhando a station wagon de lado, o que sobressai são as novas aberturas das caixas de roda, os vincos que atravessam toda a lateral e os novos vidros laterais traseiros. Na traseira, a linha 2009 da Palio Weekend tem lanternas com novo formato, bastante parecidas com as do Siena, só que mais largas. A tampa do porta-malas ficou maior e o vidro traseiro tem novo limpador/ lavador. Todas as versões vêm com brake-light de série.
Debaixo do capô
O motor 1.4 Flex recebeu alterações e agora desenvolve 85 cv de potência com gasolina e 86 cv com álcool, contra 80 cv (g) e 81 cv (a) do 1.4 anterior. Já o torque subiu de 12,2 mkgf (g) e 12,4 mkgf (a) para 12,4 mkgf com gasolina e 12,5 mkgf com álcool. De acordo com a Fiat, a motorização 1.4, que já equipa o compacto premium Punto e sedã compacto Siena, está mais econômica. Já o propulsor 1.8 não sofreu alterações, mantendo os mesmos 112 cv de potência com o combustível fóssil e 114 cv com derivado da cana-de-açúcar. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm e, com álcool, o valor é de 18,5 mkgf.
Palio Weekend 2009 | |
Versão | Preço sugerido (R$) |
ELX 1.4 Flex | 39.920 |
Trekking 1.4 Flex | 41.920 |
Adventure Locker 1.8 | 53.850 |
Por dentro
Internamente, a Weekend 2009 recebeu novos porta-objetos e um porta-óculos. O quadro de instrumentos também é novo em todas as versões. Nas ELX e Trekking vem com velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e um display digital que incorpora relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador digital do nível de combustível. O volante, com regulagem de altura de série, tem o logotipo Fiat vermelho ao centro. Na versão Adventure Locker, o quadro veio do Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, trip computer A, trip computer B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio, além de bússola e inclinômetro longitudinal e transversal.
O banco traseiro agora traz três apoios de cabeça, oferecendo assim mais segurança e comodidade aos passageiros - todos rebaixáveis e reguláveis em altura. Já o estepe tem um novo sistema de fixação. A modificação foi feita com o intuito de oferecer maior praticidade e segurança no armazenamento do pneu sobressalente. Agora é mais fácil manuseá-lo, tanto para retirar quanto para colocá-lo em seu compartimento no porta-malas. Além disso, oferece maior segurança contra furto, pois o novo sistema também impede o acesso ao cabo de sustentação do estepe.
Equipamentos
ELX e Trekking
A versão ELX já sai de fábrica com direção hidráulica, brake light, pára-brisa degradê, volante com regulagem de altura, computador de bordo, My Car Fiat, faróis com follow me home, alertas limite de velocidade e manutenção programada, Fiat Code, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador / lavador do vidro traseiro (que é térmico temporizado), luzes de cortesia dianteira e traseira, duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, vidros climatizados verdes, entre muitos outros itens.
Como opcionais, destaque para ar-condicionado (que incluem vidros laterais traseiros e vidro traseiro escurecidos “Vênus 55”); rádio CD player com MP3 e WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA com viva-voz Bluetooth integrado + entradas USB e conexão com iPod; retrovisores externos com ajuste elétrico, airbag duplo mais sistema ABS nos freios (Kit HSD); sensor de estacionamento, vidros dianteiros e/ou traseiros com acionamento elétrico; travamento automático das portas, banco do motorista com regulagem em altura; apóia-braço motorista, banco traseiro bipartido, rodas em liga-leve 14”; barras longitudinais no teto e volante com revestimento em couro. Também como opcionais e exclusivos desta versão são o acabamento interno em veludo e o painel e console bicolores.
Além dos itens de série presentes na versão ELX, a nova versão Trekking traz, pneus de uso misto 175/70 R14, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto, soleira externa das portas pintadas em preto e detalhes estéticos que a diferenciam. Seus opcionais são similares aos oferecidos para a versão ELX.
Adventure
Além do bloqueio de diferencial e dos equipamentos da versão Trekking, a Adventure Locker tem como itens de série ar-condicionado com vidros escurecidos “Vênus 55” nas laterais traseiras e tampa traseira, quadro de instrumentos exclusivo com trip computer B e indicação de temperatura externa, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de milha, rodas em liga leve 15”, pneus 205/70 R15 de uso misto, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos com indicadores de direção incorporados, travas elétricas nas portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
Entre os opcionais do Palio Adventure Locker há rádio CD player MP3/WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA + viva-voz Bluetooth + entradas USB / iPod; side bags, airbag duplo mais freios com sistema ABS (HSD); sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, vidros traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido, e apóia-braço no banco do motorista, volante revestido em couro, e como novidade, bancos e painéis de portas com revestimento em couro.
O novo Palio Weekend tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e garantia de cinco anos para carroceria.
Ficha técnica - Palio Weekend Adventure Locker 1.8
Características | |
Motor | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, 1.8 8V Flex |
Posição | Dianteiro, logitudinal |
Cilindrada (cm3) | 1.796 |
Válvulas | 8 |
Diâmetro/Curso (mm) | - |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência (cv/rpm) | 112 (G) / 114 (A) a 5.500 |
Torque (mkgf/rpm) | 17,8 (G) / 18,5 (A) a 2.800 |
Combustível | Gasolina/Álcool |
Transmissão | |
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira com bloqueio do diferencial eletromecânico Locker | |
Relação das marchas | |
1ª marcha | 3,09 |
2ª marcha | 2,23 |
3ª marcha | 1,52 |
4ª marcha | 1,15 |
5ª marcha | 0,91 |
Ré | 3,90 |
Relação do diferencial | 4,06 |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito |
Traseira | Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora e com amortecedores hidráulicos e telescópicos de dupla efeito, tipo WET |
Direção | |
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica | |
Freios | |
Dianteiros | Discos ventilados (com ABS opcional) |
Traseiros | Tambores (com ABS opcional) |
Rodas/Pneus | |
Em liga leve, 5,5 x 15", em aço / 205/70 R15 | |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,30 |
Largura (m) | 1,72 |
Altura (m) | 1,64 |
Entre-eixos (m) | 2,46 |
Porta-Malas (l) | 460 |
Tanque de Combustível (l) | 51 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.198 |
Ângulo de entrada | 26º |
Ângulo de saída | 23º |
Desempenho | |
0 a 100 km/h (s) | 11,7 (G) / 11,5 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 172 (G) / 174 (A) |
Consumo | |
Cidade (km/l) | 12,2 (G) / 8,4 (A) |
Estrada (km/l) | 16,3 (G) / 11,5 (A) |
Média (km/l) | 14,2 (G) / 9,9 (A) |
Ficha técnica - Palio Weekend Trekking e ELX 1.4
Características | |
Motor | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, 1.4 8V Flex |
Posição | Dianteiro, logitudinal |
Cilindrada (cm3) | 1.368 |
Válvulas | 8 |
Diâmetro/Curso (mm) | - |
Taxa de compressão | 10,35:1 |
Potência (cv/rpm) | 85 (G) / 86 (A) a 5.750 |
Torque (mkgf/rpm) | 12,4 (G) / 12,5 (A) a 3.500 |
Combustível | Gasolina/Álcool |
Transmissão | |
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira | |
Relação das marchas | |
1ª marcha | 4,27 |
2ª marcha | 2,23 |
3ª marcha | 1,44 |
4ª marcha | 1,02 |
5ª marcha | 0,87 |
Ré | 3,90 |
Relação do diferencial | 4,06 |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito |
Traseira | Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora e com amortecedores hidráulicos e telescópicos de dupla efeito, tipo WET |
Direção | |
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica opcional | |
Freios | |
Dianteiros | Discos ventilados (com ABS opcional) |
Traseiros | Tambores (com ABS opcional) |
Rodas/Pneus | |
Em aço, 5,5 x 14" / 175/70 R14 (185/65 R14 ELX) | |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,23 |
Largura (m) | 1,66 (1,64 ELX) |
Altura (m) | 1,58 (1,51 ELX) |
Entre-eixos (m) | 2,43 |
Porta-Malas (l) | 460 |
Tanque de Combustível (l) | 51 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.098 (1.091 ELX) |
Ângulo de entrada | 19º |
Ângulo de saída | 19º |
Desempenho | |
0 a 100 km/h (s) | 13,5 (G) / 13,4 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 164 (G) / 165 (A) - 166 (G) / 167 (A) ELX |
Consumo | |
Cidade (km/l) | 13 (G) / 9,2 (A) - 13,4 (G) / 9,5 (A) ELX |
Estrada (km/l) | 17 (G) / 12,6 (A) - 17,5 (G) / 13 (A) ELX |
Média (km/l) | 15 (G) / 10,9 (A) - 15,4 (G) / 11,2 (A) ELX |