A Casa Fiat de Cultura deixará o endereço atual, no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte e passará a integrar o Circuito Cultura da Praça da Liberdade. O complexo também ganhará o Museu do Automóvel, que ocupará os fundos do Palácio da Liberdade, um espaço de dois mil metros quadrados onde fica a garagem. A Casa Fiat de Cultura vai ocupar o Palácio dos Despachos.
Os protocolos de intenções foram assinados nesta terça-feira (29) na Cidade Administrativa, na capital mineira, pelo governo de Minas, o Veteran Car Club dpo Brasil e Fiat Automóveis. A montadora será a responsável em financiar e manter os projetos. Já o Veteran Car Club vai gerenciar o Museu do Automóvel, que vai abrigar exemplares raros de automóveis antigos que contam a história da indústria automobilística nacional.
"Comemoramos duas instalações culturais muito importantes. A Casa Fiat, já tradicional, um dos melhores lugares do Brasil para receber exposições, e também o Museu do Automóvel, tão querido dos mineiros que gostam de ver carros antigos", disse o governador Antonio Anastasia.
Na cerimônia, o presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini lembrou que o local que abrigará a Casa Fiat de Cultura, o Palácio dos Despachos, foi palco das negociações para vinda da montadora para o Estado. O Palácio é bem maior do que o atual endereço da Casa Fiat. São 2.600 metros quadrados divididos em quatro pavimentos. A Casa Fiat de Cultura consolidou-se como um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil. Inaugurada em 2006, a Casa Fiat de Cultura destaca-se por oferecer programação gratuita à população. A instituição abriga grandes mostras internacionais de artes plásticas e apresentações inéditas de acervos brasileiros, com debates acadêmicos e programas educativos.
Em cinco anos de trajetória, mais de 250 mil pessoas visitaram a instituição. Em 2009, a Casa Fiat de Cultura apresentou duas exposições que atraíram milhares de pessoas: "Rodin: do Ateliê ao Museu - Fotografias e Esculturas" e "O mundo mágico de Marc Chagall".
Carros na praça
A garagem do Palácio da Liberdade, local que receberá o Museu do Automóvel, será ampliado de dois para seis mil metros quadrados e terá área de lazer e estrutura completa para o conforto dos visitantes. "O museu ficará situado nos fundos do Palácio da Liberdade, onde se encontra um galpão de dois mil metros quadrados, que será ampliado e deverá ter uma área construída de aproximadamente cinco a seis mil metros quadrados, com uma mostra permanente variando entre 100 e 150 veículos antigos permanentemente. Contará também com uma estrutura de lazer, com restaurantes, lojas de souvenir, enfim, todo apoio para o conforto do visitante", destacou Osvaldo Borges, presidente do Veteran Car Club.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade, maior complexo cultural do Brasil, passa a contar agora com 13 espaços culturais, entre museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos. "Esses projetos comprometidos aqui, a partir da Fiat, do Governo de Minas e da Veteran Car Club, promovem uma diversificação maior do Circuito Cultural Praça da Liberdade, com outros conteúdos disponíveis para o cidadão e, realmente, tornando um dos maiores circuitos culturais do país e do mundo", afirmou a secretária de Cultura, Eliane Parreiras.
O cronograma para a finalização dos projetos ainda não foi definido.