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Pajero Full - Renovação tecnológica

Nova geração do jipe chega com motores mais modernos e alterações de estilo. Sistema de eletrônico de tração integral e equipamentos de segurança são destaques

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Frente ganhou linhas mais retas e agressivas, com grade redesenhada, faróis de duplo faixo e sapatos de borracha para proteger contra impactos

Modelo mais emblemático da longa e bem-sucedida experiência da Mitusubishi na área de veículos for a-de-estrada, o Pajero Full foi lançado em 1982 e chega à sua quarta geração renovado. Na verdade, não se trata de um veículo completamente novo, mas, sim de uma boa atualização do modelo que já era vendido no Brasil.

Externamente a maior mudança ocorreu na dianteira. Os faróis ganharam um formato mais anguloso, curiosamente parecidos com os do Pajero TR4, antes da reestilização, com novas parábolas e iluminação mais eficiente. A grade e o pára-choque também foram redesenhados, assim como os retrovisores externos, que agora são equipados com pisca alerta. A traseira foi levemente modificada, com luzes transparentes no estilo tunning, e a posição do estepe (que fica pendurado na porta) passou do canto direito para o meio da tampa. Para dificultar o furto da roda, o equipamento deve ser desaparafusado de do veículo.

Na traseira, o estepe mudou de lugar e lanternas são transparentes, tipo tunning


O interior também foi atualizado com novos bancos e estilo, além da oferta de equipamentos como sistema de som com disqueteira que reproduz arquivos de MP3, ar-condicionado com controle independente para os ocupantes do banco de trás e sensores de estacionamento.

Mecanicamente, foi mantido o motor V6 de 3.8 litros, mas a unidade ganhou sistema de abertura variável das válvulas e passou a render 250 cv, 17 cv a mais do que a versão que substitui, o torque é de 33,6 kgfm. O motor diesel também foi renovado. A unidade, com 3.2 litros, é de projeto recente e conta com injeção direta do tipo common rail, o que contribui para menor vibração e redução de emissões. O torque máximo é de 38,1 kgfm, valor obtido a apenas 2 mil giros e a potência é de 165 cv.

O sistema de 4x4 permite o uso de tração apenas nas rodas traseiras (2H), nas quatro rodas (4H), integral com distribuição eletrônica da força (4HLc) e integral com reduzida (4LLc). Todas as modalidades podem ser engatadas com o veículo em movimento, a uma velocidade de até 100km/h. O câmbio é automático de cinco marchas, com possibilidade de trocas manuais.

Em termos de segurança, o Pajero Full vem equipado com controle de tração e estabilidade, freios com ABS e EBD, além de airbag duplo. Na versão topo de linha (HPE) o carro conta com airbags laterais do tipo cortina. O Mitsubishi Pajero Full chega nas revendas em maio e será oferecido nas carrocerias de três e cinco portas, nas versões de acabamento GLS e HPE.

Os preços vão de R$156.990, para a carroceria três portas, com motor a gasolina no acabamento GLS a R$184.990, para o Pajero Full cinco portas a diesel, versão HPE. A expectativa da Mitsubishi é de vender 220 unidades por mês, com um mix de 60% com motor diesel e 40% gasolina.