UAI

Pagani Zonda R - Feito para poucos

Ele é um brinquedinho de luxo feito para rodar em pistas, acelerando até os 100km/h em apenas 2,7 segundos. Porém, para levá-lo é preciso gastar R$ 10 milhões

Publicidade
Foto:

 

O Pagani Zonda R, na verdade, não foi projetado para as ruas, mas sim para as pistas. É um bólido para o cidadão abonado que gosta de brincar de piloto. A produção foi limitada a apenas 15 unidades e, no Brasil, a preciosidade é vendida pela importadora Platinuss por R$ 10 milhões. O modelo superou a marca estabelecida pela Ferrari 599 XX na pista de Nürburgring, na Alemanha, percorrendo os 22 quilômetros do circuito em 6min47. O tempo da Ferrari é de 6min58. Mas, para chegar a essa performance invejável, o Pagani Zonda R conta com muita tecnologia e materiais nobres na sua construção.



O cupê de duas portas tem carroceria de fibra de carbono e alguns elementos em titânio. O motor central que equipa o bólido é uma usina de força preparada pela AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz. Trata-se de um V12, que desenvolve potência de 750cv (a 7.500rpm) e torque de 72,4kgfm (a 5.700rpm). Acoplado ao motor, um câmbio sequencial transversal de magnésio, de seis marchas, que garante trocas em milésimos de segundos, proporcionando uma performance impressionante. Só de pensar em acelerar, a máquina já responde. Com tudo isso, o Zonda R acelera até 100km/h em 2,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 350km/h.



Para segurar o bólido, sistema de freios Brembo, com discos ventilados de carbono-cerâmica e ABS de última geração. As rodas têm aro de 19 polegadas na dianteira e de 20 polegadas na traseira, com pneus de perfil 35 e 30, respectivamente. Realmente, impossível de ser usado nas ruas, principalmente no Brasil. Por dentro, o Zonda R tem bancos esportivos forrados em couro e painel multifuncional, com instrumentos e comandos suficientes para desorientar pilotos de primeira viagem. O volante também facilita a vida do motorista e tem no miolo o conta-giros. É um carro para poucos, mas com muitos detalhes que impressionam até mesmo a concorrência.

Na pista de Nürburgring, na Alemanha, o Pagani Zonda R percorreu os 22 quilômetros do circuito em impressionantes 6min47s