Que tal ter na garagem um carro que foi concebido como uma jóia rara, aliando beleza, sofisticação e desempenho de bólido de competição? Assim pode ser definido o conversível Pagani Roadster F, feito pelo construtor Pagani Zonda, em Modena, Itália. Foram feitas apenas 25 unidades do modelo apresentado no Salão de Genebra deste ano e cada uma custa US$ 670 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) na Europa e EUA. É o segundo carro mais caro do mundo. Só perde para o Bugatti Veyron, que é vendido por US$ 1,25 milhão (R$ 2,67 milhões).
O Zonda Roadster F é a versão conversível do cupê esportivo Zonda F, feito em homenagem ao piloto argentino Juan Manuel Fangio. O bólido tem carroceria e chassi feitos em fibra de carbono, mesmo material usado no teto rígido removível, que retirado transforma o cupê em verdadeiro conversível de estilo agressivo. A fibra de carbono confere leveza ao Pagani Zonda Roadster, que pesa 1.230 quilos.
A esportividade marcante do visual externo se estende para o interior, que tem um cockpit sofisticado que envolve o motorista e seu privilegiado acompanhante. A fibra de carbono está presente também no acabamento interno, como nas portas, painel e console central. O revestimento é feito em couro vermelho e há detalhes em alumínio polido e madeira.
Instalado na traseira do conversível, o motor Mercedes-Benz preparado pela divisão esportiva AMG, de 7.3 litros, V12, 48 válvulas, que produz números impressionantes. São 650 cv de potência máxima e torque de 79,6 kgfm. Quer mais? O conversível chega aos 100km/h em apenas 3,6 segundos e dobra esta velocidade em 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 345 km/h e a relação peso/potência é de 1,89 kg/cv.
Para tirar todo proveito do propulsor, o carro tem tração traseira com diferencial autoblocante e câmbio manual de seis marchas. E para segurar o carro, reduzindo de 200 km/h à inércia em apenas 4,4 segundos, entram em ação quatro discos ventilados de carbono e cerâmica Brembo, além do ABS. As rodas dianteiras são aro 19 polegadas com pneus 255/35, e na traseira, 20 polegadas com pneumáticos 335/30. O esportivo tem ainda o controle de tração, para corrigir possíveis abusos do extasiado motorista.
É um carro feito realmente para aqueles apaixonados por velocidade e que contam com abastada conta bancária.