De olho na fatia do mercado referente aos motoristas na faixa dos 30 anos, a Chevrolet apresentou dois conceitos na última mostra de Detroit. Para não errar, a proposta é dialogar com esses clientes, que, de acordo com pesquisas encomendadas pela marca, corresponde a nada menos que 80 milhões de consumidores americanos. É um mercado e tanto, nada menos que 40% dos potenciais compradores de carro, que acumulam juntos um trilhão de dólares em poder de compra.
Cupês de quatro lugares
Beleza, estilo e funcionalidade são alguns atributos desses carros-conceitos que deverão desfilar em outras mostras automotivas este ano e surfam na onda verde.
E o trabalho já começou. Os dois belos conceitos vistos em Detroit já são um retorno dessa consulta junto aos jovens consumidores americanos, que querem estilo e funcionalidade. Sob a cobertura vermelha metálica e calçando rodas douradas foscas, o Code 130R é um bom exemplo disso. O estilo está na carroceria cupê e a funcionalidade nos quatro lugares.
As linhas gerais do Code remetem imediatamente ao Camaro. Pena que o conceito recebeu a parte frontal com o DNA da maioria dos modelos Chevrolet. O Camaro tem outro apelo visual. Mas o compacto tem sua personalidade na largura da coluna C (traseira), ângulo do vidro traseiro, conjunto óptico, relevo dos vincos e reentrâncias e escape duplo centralizado. A motorização é híbrida, usando motor elétrico e 1.4 turbo a combustão. O veículo ainda recebe sistema start stop e regeneração da energia das frenagens. A tração é traseira.
TRU Mesmo com essa pinta de superesportivo, o Tru 140S é um cupê 2%2b2 capaz de levar adultos no banco traseiro e só castiga os ocupantes ao entrar e sair, pois a tarefa exige contorcionismo. A queda na curvatura do teto também não vai proporcionar o melhor conforto aos passageiros. A frente em cunha mostra que, se o DNA da marca é pouco original, ele se adapta bem (ou mal!) a estilos diferentes. Nas laterais, as robustas caixas de roda formam um elegante acinturado ao centro.
O conceito de tração dianteira usa a mesma plataforma do Cruze. A motorização do Tru 140S também é híbrida, porém, diferente do que as linhas do carro sugerem, sem o desempenho brilhante. Mas o preço vai ao encontro da ideia, já que ambos os modelos custariam abaixo dos US$ 20 mil. Os veículos poderão ser vistos em outros salões.