Apesar de não ser um modelo de grande volume de vendas, o Chevrolet Meriva foi um veículo importante para a indústria automotiva nacional porque foi desenvolvida pela engenharia brasileira da GM e depois passou a ser produzida na Espanha para o mercado europeu.
No entanto, devido às diferenças de poder aquisitivo e ciclo de vida dos modelos (que é mais longo no Brasil) o substituto do monovolume, ao menos na Europa, será desenvolvido pela própria filial local da GM, a Opel. A marca já está em estágio avançado de projeto e, recentemente, deu uma prévia de como será o sucessor pelo Opel Meriva Concept.
O principal elemento do conceito é a forma de abertura das portas. Ao contrário da vasta maioria dos carros de quatro portas, no Meriva Concept as dobradiças das portas traseiras estão na coluna C (traseira), e se abrem no sentido contrário do convencional. A adoção deste sistema, segundo a Opel, foi ditada por razões de conforto e segurança, e não apenas por motivos estéticos.
De acordo com os projetistas, entrar e sair do carro ficou mais fácil, pela abertura em ângulo de 90 graus. Tal forma de abertura também beneficia a colocação de objetos e de cadeirinha para bebês. Outra vantagem apontada é o maior controle sobre os passageiros de trás, sobretudo crianças, já que, mesmo com as portas abertas, é possível vê-las entrar e sair do veículo, o que não acontece com as portas tradicionais.
Complementando a preocupação por segurança, o veículo vem equipado com um sensor automático de travamento das portas quando é detectada a presença de crianças. Ao contrário de outros carros com portas que se abrem em sentidos opostos, esse conceito tem a coluna B (central), o que aumenta a resistência a impactos laterais e permite a abertura independente das portas traseiras e dianteiras.
Mas o Meriva também quer mostrar que monovolumes podem ser bonitos sem renunciar à praticidade e espaço interno. O estilo é dinâmico. A impressão de movimento é acentuada pelo estilo da linha de cintura que, além de ascendente, desenha uma espécie de onda na coluna B e é complementada por um vinco na parte inferior lateral do veículo. Truques que ajudam a disfarçar a altura do veículo.
Faróis e lanternas têm formas irregulares e acompanham a tendência de outros conceitos da Opel, como o GTC Coupé e Flextreme. A marca ainda não tem previsão de quando o Meriva Concept terá versão de produção mas enfatiza que o segmento é importante para a empresa, sendo responsável por um em cada cinco modelos vendidos da marca.