A Copa do Mundo do Catar começou no último domingo (19) e um dos fatos que chamaram a atenção dos brasileiros foi a proibição, por parte do país, da venda de cerveja nos arredores dos estádios durante os jogos. Há 48 anos, no entanto, as coisas não eram tão rígidas assim, muito pelo contrário! Na Copa da Alemanha de 1974, até os ônibus Mercedes utilizados para transportar as seleções eram mais liberais.
Mas o que tinha de diferente nesses veículos? Eles traziam nada mais que torneiras de cerveja e cinzeiros individuais em cada assento para os jogadores e as equipes técnicas que os acompanhavam!
Um dos Ônibus da Mercedes está exposto em museu hoje
O ônibus da foto é uma réplica idêntica de um Mercedes-Benz 0 302, o que foi utilizado na Copa do Mundo de 1974 da Alemanha Ocidental. Ele está, hoje, exposto em um dos museus da montadora.
Ao todo, foram 16 ônibus Mercedes utilizados: cada um era destinado a uma das 16 seleções que disputavam o campeonato na época. Hoje, são 32 seleções participando da disputa.
Todos eles eram personalizados com a bandeira e o nome do respectivo país. Além disso, eles possuíam, no vidro traseiro, a inscrição "“WM 74” (abreviação para Weltmeisterschaft 74, "Copa do Mundo 1974" em alemão) e o desenho do mascote, os garotos sorridentes Tip e Tap. Estes representavam a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental numa tentativa de sugerir um clima amistoso entre os dois países (na época, a divisão ainda existia em função da Guerra Fria).
O ônibus Mercedes da foto vem nas cores amarela, vermelha e preta (as cores da bandeira da Alemanha Ocidental) e com o nome "Deutschland" ("Alemanha" em alemão). Ele não é um exemplar original, já que a maioria das unidades tiveram a pintura especial desgastada. Para recuperar a história do mundial de 74, a fabricante resolveu, então, construir a réplica perfeita.
Outros itens de luxo dos Ônibus da Mercedes para a Copa do Mundo de 1974
De acordo com a Mercedes, todos os jogadores da seleção da Alemanha Ocidental tinham bancos marcados no ônibus. Os assentos contavam, ainda, com sistema de ar-condicionado, o que era algo extremamente sofisticado para a época.
De fábrica, eles vinham, também, com um toca-fitas da Blaupunkt, de referência na época, e com suspensão a ar para garantir o conforto.
O ônibus O 302 foi lançado no início de 1965 e mais de 32 mil unidades dele foram produzidas. Os clientes podiam escolher entre motores a diesel naturalmente aspirados de quatro e seis cilindros. As potências variavam de 125 a 236cv.
O VRUM já testou um Mercedes C-200 AMG Line 2022; confira o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!