O pouso da aeronave da Azul Linhas Aéreas no aeroporto da cidade de Timon (MA), pensando estar pousando no aeroporto da cidade de Teresina já teve precedente com a aeronave presidencial. Isso pode acontecer quando o piloto não está familiarizado com a rota e se atreve a fazer uma aproximação sem apoio dos instrumentos. Usá-lo só na aproximação final evita erros tão grosseiros.
Com uma pista de 1.520 metros, o aeroporto de Timon é usado com mais frequencia por aeronaves de pequeno porte, como os agrícolas. Como o movimento é pequeno, o espaço é muito usado por disputas de arrancadas de carros e aeromodelismo. Apesar de estarem em estados diferentes, as pistas estão distantes apenas 6 km uma da outra, com o Rio Parnaíba ao meio, que marca a divisa do Piauí com o Maranhão. As cabeceiras também estão na mesma posição, o que também pode contribuir para o engano.
Um caso parecido aconteceu em 1998, quando um Fokker 100 da TAM que fazia o voo entre São Paulo e Vitória pousou no aeroporto da cidade de Guarapari (ES), deixando os passageiros assustados. O avião decolou novamente rumo à capital capixaba, mas muitos ocupantes do jato preferiram seguir a viagem de 54 km de táxi, fornecido pela companhia. Na época, o extindo Departamento de Aviação Civil (DAC) investigou o caso e constatou erro humano. Um comandante da FAB estaria em treinamento na cabine do Fokker e na aproximação de Vitória não se entendeu com o piloto, gerando um desentendimento a bordo, que resultou no pouso no aeroporto errado.
No caso do Embraer da Azul que pousou no interior do Maranhão, a tripulação percebeu o erro e decolou para Teresina, chegando ao aeroporto com 20 minutos de atraso. Logo em seguida, o voo seguiu a programação normalmente com destino a São Luís e Belo Horizonte.