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O preço não é de sonho

Segunda geração do New Beetle é denominada Fusca no Brasil. O carro tem muita tecnologia, motor 2.0 turbo e câmbio automatizado, mas é para poucos bolsos

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Em cada detalhe das linhas da carroceria há referência ao Fusquinha, como para-lamas, estribo e o capô muito pronunciado


A primeira geração do New Beetle lançada em 1998 é uma releitura do carro mais querido de todos os tempos em muitos países. A segunda, lançada no ano passado, tem muito mais a ver com o besouro e recebeu o nome de Fusca, que é emblemático. As linhas da carroceria lembram o Fusquinha, assim como diversas partes da carroceria, como os estribos, para-lamas, capô, alça de material plástico na parte interna da coluna B (central), entre outros. O ar nostálgico é inegável. A versão testada é a topo de linha, com câmbio DSG de dupla embreagem.


O grande trunfo do Fusca do século 21 é a semelhança com o Fusquinha original refrigerado a ar. Não há como deixar de fazer referência ao velho fusca, apesar de o carro estar maior em todas as dimensões, incluindo distância entre-eixos e as bitolas. É daqueles carros que não passam despercebidos e a maioria vira o pescoço ao vê-lo passar. As duas portas foram mantidas e o acesso ao banco traseiro só não é ruim de todo porque os bancos dianteiros se deslocam para a frente. Porém, atrás é mais apropriado para crianças pelo espaço para pernas e cabeça. Adultos só em percurso curto como quebra-galho.

Escapamento duplo, pneus de perfil baixo e spoiler reforçam a vocação esportiva


INTERIOR O acabamento é benfeito e a forração em couro, opcional. Os bancos esportivos encaixam bem motorista e passageiro da frente e há regulagem lombar em ambos, que deixa a coluna na posição correta, evitando a retroversão da pelve (ver análise ergonômica). Os instrumentos tradicionais – conta-giros, velocímetro e indicador de nível de combustível – são redondos. E acima do sistema de áudio e navegação há três instrumentos auxiliares (temperatura de óleo, pressão do turbo e relógio com cronômetro). A tampa do porta-luvas é idêntica à do Fusquinha. Há dispositivo para controlar a iluminação do ambiente do habitáculo nas cores branca, azul e vermelha.


As semelhanças param por aí. O motor traseiro refrigerado a ar dá lugar a um porta-malas de ótima capacidade e sem arestas. Quando se abre o capô, está lá o motor 2.0 turbo de 200cv. A partida é dada por meio de comando no painel, dispensando-se a chave. A comodidade tem um preço elevado: não é raro o motorista deixar o motor ligado com o manobrista, por exemplo, e sair com a chave. Apesar de não ligar o carro, é imprescindível estar dentro ou próxima para dar a partida no motor. As portas também podem ser abertas sem acionar o tradicional comando inserido na chave.

Volante de três raios com comandos e porta-luvas à moda antiga


DIRIGINDO Na arrancada, o motorista sente o que tem nas mãos. O motor turbo responde prontamente aos comandos do acelerador e está bem afinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem. Porém, é preciso dosar o pé no acelerador para não arrastar rodas e pagar mico perto do guarda, além de esbarrões ao manobrar em locais apertados. Fora isso, basta pisar que as respostas vêm rápido. Esse Fusca parece um estilingue tal a rapidez nas ultrapassagens. A calibragem da direção merece ser revista, pois falta sensibilidade. O carro não parece estar totalmente nas mãos do motorista, mas contorna curvas com maestria e o conforto é limitado em superfície irregular por causa dos pneus de perfil muito baixo, apesar de toda a sofisticação da suspensão traseira multilink. A visibilidade traseira é limitada pela largura da coluna C.


O Fusca é puro charme e um brinquedo que qualquer aficionado por automóvel gostaria de ter na garagem. Nem mesmo os deslizes tiram o brilho do carro, que provoca emoção e satisfação para quem está ao volante.

E QUANTO CUSTA? O Fusca 2.0 TSI tem preço sugerido de R$ 82.290 e com todos os opcionais chega a R$ 105.376.


AVALIAÇÃO TÉCNICA*

Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. A tampa traseira, capô e portas têm boa montagem assim como lanternas traseiras, spoiler etc. POSITIVO

Vão do motor
O capô tem bom ângulo de abertura, mas para abri-lo por meio da alavanca é necessário que a porta do condutor esteja aberta, pela interferência com o painel de porta. O vão tem aspecto organizado e é fácil a identificação e manuseio dos itens de verificação constante. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é positivo. O acesso à manutenção é razoável.  REGULAR

Altura do solo
Em saídas de garagem com desnível raspa a zona inferior dianteira, que tem proteção por chapa plástica integral. Com o veículo carregado não ocorreram interferências significativas. REGULAR

Climatização
É automática digital. O revestimento interno do teto solar é com cortina perfurada, que prejudica bastante a qualidade da climatização na região das cabeças e tronco, além da incidência solar nos olhos, que incomoda. São sete as velocidades da caixa de ar e três as opções conjugadas de direcionamento do fluxo. Tem ajuste diferenciado de temperatura para condutor e passageiro e são quatro os difusores de ar no painel, que têm boa angulação e vazão. REGULAR

Freios
Estão muito bem calibrados e dimensionados para o peso do automóvel e performance do motor. Nas freadas fortes com velocidade elevada, o eixo dianteiro não afunda demais e o chassi mantém a trajetória imposta, além de desaceleração eficiente. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. O freio de estacionamento atuou normal, assim como a função Hill Holder, muito prática. POSITIVO

Câmbio
Tem fina calibração eletrônica no modo manual sequencial por meio de toques na alavanca e/ou aletas incorporadas ao volante. As trocas são suaves, rapidíssimas e as relações de marchas satisfazem plenamente, ainda mais com a programação de uso esporte com alavanca no "S". POSITIVO

Motor
Merece destaque a dirigibilidade proporcionada por este excepcional motor turbo, favorecido pelo peso. A aceleração é bruta e bela, impulsionada por um ótimo câmbio, e as retomadas de velocidade impressionam pela rapidez e dinâmica de marcha. A rumorosidade de funcionamento é baixa e emite um agradável som junto com a descarga e filtro de ar. POSITIVO

Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos
Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto malconservado. O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade. REGULAR

Suspensão
Com somente condutor e 32 libras de pressão, o conforto de marcha é razoável. Com carga máxima e a pressão de 35 libras na dianteira e 38 na traseira a perda em conforto é evidente, principalmente no eixo traseiro. A estabilidade merece destaque, pois o carro é extremamente preciso, rápido e confiável numa condução bem esportiva, levando ao limite da aderência lateral em que é mínima a inclinação da carroceria. Os controles eletrônicos de tração e estabilidade atuaram com muita precisão. REGULAR

Direção

A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso. A assistência é elétrica, com cargas muito bem definidas para o uso urbano, em rodovias e no modo esportivo. A precisão na reta e em curvas é notável, transmitindo muita segurança ao condutor, além de reações com excelente rapidez de resposta e sensibilidade. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno satisfazem. POSITIVO

Iluminação

Os faróis são bixênon com regulagem automática de altura, sendo muito eficiente em alcance, claridade, abertura e contam com o auxílio de faróis de neblina. Não tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia somente no porta-malas. No teto tem dupla lanterna/spot fixo junto ao retrovisor, com resultado razoável em insonorização. REGULAR

Limpador de para-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V com boa vazão e abertura. As palhetas apresentaram boa qualidade e varrem uma área satisfatória. Tem sensor de chuva e é fácil o manuseio do reservatório d’água instalado dentro do vão do motor. O vidro traseiro, devido ao perfil aerodinâmico da carroceria com spoiler integrado, não tem limpador. POSITIVO

Estepe/macaco

O estepe é do tipo temporário com velocidade máxima limitada a 80km/h. O kit de troca vem com porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas da cabeça dos parafusos. Ao ter que utilizar o estepe o veículo terá o seu comportamento dinâmico todo alterado e requer paciência em uma viagem mais longa. O conjunto de uso danificado não cabe no local específico do estepe. NEGATIVO

Ferramentas
Tem chave de fenda combinada com Philips e uma chave halen estriada com duas medidas. POSITIVO

Alarme

A chave de ignição é especial (não tem comutador de ignição no painel) e pela sua proximidade libera o acionamento do motor por meio do comando start/stop. Há proteção perimétrica e volumétrica. As duas portas têm função um toque para descer/subir os vidros, em que o sistema antiesmagamento atuou com precisão. Ao dar comando para travar as portas os vidros só sobem se continuar pressionando a tecla. POSITIVO

Volume do porta-malas
O declarado é 310 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal, tampa do bagajito fechada e fechamento normal da tampa traseira.

*Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan - www.danieltecnodan.wordpress.com