UAI

O preço de se possuir um Bugatti Veyron

Além do dinheiro necessário para comprar o superesportivo, outra fortuna é despendida para mantê-lo

Publicidade
Foto:

O Bugatti Veyron é superlativo em tudo. Equipado com um motor V16 de 8 litros, quatro turbos e nada menos do que 1.014 cv de potência a 6 mil rpm e 127,4 kgfm de torque a 3.300 rpm. O Veyron, que irá desembarcar em breve no Brasil, faz uso da tração nas quatro rodas e câmbio de sete marchas com dupla embreagem para domar essa cavalaria, capaz de levá-lo de zero a 100 km/h em 2,6 segundos e alcançar 408 km/h. Em 9,8 segundos, um tempo que um bom automóvel leva para fazer cumprir a mesma prova, o bólido francês já está em 240 km/h. Tudo isso tem um custo. Afora o consumo, que pode chegar a 2,4 km/l de gasolina de alta octanagem, o Veyron custa o seu "peso em ouro" ? e se trata de um veículo de quase duas toneladas, 1.888 kg. Com um preço básico sugerido de 1,1 milhão de euros, o equivalente a R$ 2,79 milhões, o carro deve sair pelo dobro disso quando for vendido aqui.

A revista automotiva britânica Autocar levantou alguns custos dessa máquina. Os pneus Michelin Pilot Sport 2s especiais 265/35 aro 20 na dianteira e 365/35 aro 21 na traseira, capazes de suportar temperaturas e velocidades absurdas, rodar vazios a 100 km/h e feitos em um composto especial de borracha, custam nada menos que 23.500 libras esterlinas o jogo, cerca de R$ 67 mil. E a Bugatti recomenda que você troque todos a cada 4 mil quilômetros. A cada quatro trocas, o conjunto de rodas deve ser testado e, caso seja detectada alguma falha, trocado. Cada uma sai por 7.050 libras, o equivalente a R$ 20.328.

Uma revisão no Bugatti Veyron 16.4 pode sair por 12.866 libras, R$ 37.082 em valores convertidos. Além de ser um valor suficiente para comprar um compacto bem equipado, como o Chevrolet Agile, o valor soa alto até quando comparado ao custo de manutenção de um superesportivo como a Ferrari Enzo. O top de linha da casa de Maranello custa 1.680 libras para ser revisado, o que dá R$ 4.800.

Além de luxo e muita potência, o modelo permite inúmeras personalizações na pintura e acabamento



Dado esse custo exorbitante de manutenção, a Autocar cita a história de um dono que envia o seu Veyron em um reboque até uma de suas estradas prediletas e depois vai para lá em um jato executivo. De acordo com o felizardo, isso sai mais barato do que dirigir o carrão até o local. Ainda assim, a importadora British Cars espera vender de uma a duas unidades do Veyron por ano.