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Qual é o valor de uma marca para você? Pode não parecer, mas um símbolo comum pode valer muito e no meio automotivo isso é mais comum do que se imagina. Até onde as pessoas compram a marca pelo produto? Não é apenas com os automóveis que esse fenômeno ocorre. Muita gente ainda prefere gastar com a grife do que pelo objeto em si. É algo, muitas vezes inconsciente, mas essa sensação que nos desperta ao ver a estrela de três pontas da Mercedes-Benz, por exemplo, ou as quatro argolas da Audi, pode ser explicado pela semiótica. A palavra vem do grego semeion, que significa signo. Os signos, sinais, estímulos traduzem significados, que implicam em consciência, em linguagem. Isso explica porque tanta gente coloca o "cavalinho" da Ferrari naquele carro velho. O símbolo da Ferrari vale muito e significa muitas coisas para qualquer pessoa que o conheça. Mas por trás de cada logotipo, há uma razão, uma história e uma finalidade.
Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria delestraz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dosaficcionados por carros.
Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de carros não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos.
Pensando nisso, o Vrum irá explicar o significado dos símbolos mais marcantes da história do automóvel. Começamos com a italiana Alfa Romeo
O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A. (Anônima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.