UAI

O chefe está de volta: Ford relança Mustang Boss

O clássico esportivo norte-americano ressurge em versão para as pistas

Publicidade
Foto:

Mesmo sem ganhar uma nova geração – a atual ainda é de 2005 – o Ford Mustang reafirma a sua posição de ícone com novos lançamentos. Após receber motores mais possantes, um V6 3.7 e um V8 5.0, o “pony car” resgatou o a versão Boss 302 R – o número faz menção a capacidade do motor de 5 litros em polegadas cúbicas. O bólido é voltado para as pistas e poderá competir em categorias de turismo nos Estados Unidos ou simplesmente ser utilizado em “track days”, eventos em que pilotos amadores põem em prova o que sabem em circuitos fechados. Um resgate da tradição do primeiro Boss 302, produzido entre 1969 e 1970 para a Trans-Am Series. É um tipo de carro que os americanos batizaram de “turn key racer”, um modelo de corridas em que só é necessário girar a chave, pois todo o resto já está pronto para as competições.

O Boss 302 R está equipado com o mesmo motor V8 da versão GT, um propulsor moderno com quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável em abertura e construção em alumínio do bloco e do cabeçote. A marca ainda não divulgou o rendimento gerado pelo "motorzão", mas graças a um sistema de refrigeração aprimorado, escape e admissão especiais, entre outros "temperos", os números serão superiores aos 417 cv de potência obtidos pelo Mustang GT. A transmissão é manual de seis marchas, com relações de marchas bem mais curtas do que no carro de rua. Como manda o regulamento, todos os carros vem com gaiola de proteção interna, bancos tipo concha especiais, molas e amortecedores de corrida, freios supridos pela italiana Brembo e pneus especiais.

A divisão de corridas da Ford irá produzir apenas 50 unidades do modelo, com entregas previstas para o terceiro trimestre de 2010. Cada exemplar será vendido pela bagatela de US$ 79 mil, o que equivale a R$ 176 mil. Ainda há uma versão mais preparada para a categoria Grand-Am Continental Tire Sports Car Challenge – KONI Challenge –, com produção ainda mais restrita a apenas 5 unidades e estréia prevista para 29 de janeiro próximo, em Daytona. Batizado como Boss 302 R1, o bólido virá com um motor mais potente, transmissão sequencial, carroceria reforçada, suspensão com amortecedores KONI, sistemas de exaustão sem restrições e eixo cardã em peça única, tudo por um preço de US$ 129 mil, cerca de R$ 220 mil. O Mustang Boss 302R dá continuidade a uma tradição da marca nesse tipo de competição. Afinal, todos os modelos modificados de fábrica pela divisão de corridas da Ford venceram em suas corridas de estréia.

Mustang GT 2011 ganha novo motor V8!.

Leia sobre a importação oficial dos Mustang Shelby a partir de 2010!.

Leia mais sobre o Mustang V6!.