UAI

O carro nas redes sociais

Publicidade
Foto:

 

 

Há poucos anos, as conversas informais sobre automóveis aconteciam em rodas de amigos, quase sempre homens. O assunto, que normalmente baseava-se mais nas experiências pessoais que no conhecimento técnico, podia se estender por horas a fio, e, quase sempre, resultava em muitas gargalhadas. Atualmente, esse tipo de papo ainda existe, mas ocorre em locais diferentes: nas redes sociais na internet. E os protagonistas raramente se conhecem pessoalmente. Quando muito, mantêm contato apenas virtual. Muitas vezes, os diálogos são interessantes, mas certos questionamentos são tão inusitados que chegam a beirar o absurdo.

ORKUT Este foi um dos primeiros sites de relacionamento a se popularizar no Brasil. Lá, existem incontáveis comunidades dedicadas aos carros. As conversas mais comuns dizem respeito a dúvidas dos proprietários em relação aos veículos, mas é possível encontrar relatos bizarros, verdadeiras pérolas do mundo automotivo. Em uma delas, dedicada à Ford Ranger, o dono de um modelo concorrente, a Dodge Dakota, conta um caso que chega ser difícil de acreditar: “Estava em uma festa e, ‘bebaço’, me deu na cabeça de tentar fundir o motor. Dei a partida e ‘taquei’ o pé no fundo, ficou uns 15 minutos cortando giro, até que explodiu tudo! Saiu uma bola de fumaça do escapamento e a picape morreu. Levantei o capô, e a vareta de óleo nem saiu mais. Antes que me xinguem, eu vou me xingar: sou um idiota, babaca, retardado...”

 

 

 

Em outra comunidade, referente ao VW Gol, um participante fazia uma pergunta para lá de controvertida: “Gostaria de saber se dá pra fazer sexo na parte de trás do Gol Geração III, com os bancos abaixados. Pode ser também na frente, no banco do motorista. Quero saber opiniões sobre a ergonomia do carro...” Entre as respostas, dicas igualmente curiosas, como: “tranquilo, a mulherada fica doidinha”, “coloca o banco do motorista todinho para trás e abaixe-o até a última regulagem” e “se abaixar os bancos traseiros, ponha um colchão”.

TWITTER Lá, o carro também é tema recorrente entre as postagens dos participantes. Destaca-se o grande número de veículos à venda, apesar de o site não ter sido criado para o comércio. É possível encontrar desde um Fusca 1975 vermelho até um Corolla 2009 completo. O Twitter também é muito usado pelos próprios fabricantes, que criam perfis oficiais para divulgar seus produtos. Companhias de seguros e de autopeças também usam o Twitter como ferramenta de marketing.

 

Mas, novamente, chamam a atenção as frases inusitadas, escritas com boas doses de humor. O alto consumo de combustível, que normalmente é visto como um assunto sério e desagradável, virou motivo de chacota para um participante, rapidamente copiado pelos demais: “Meu carro anda bebendo tanto álcool que daqui a pouco vou ter que levá-lo ao AAA (Automóveis Alcoólicos Anônimos)”. Outro faz uma piadinha infame: “Você sabia que o Oscar Niemeyer, além de arquiteto, também projetava automóveis? Ouvi falar que foi ele o cara que projetou a Brasilia”.



Algumas pessoas, contudo, divulgam conteúdos mais sérios, em geral relacionados à educação no trânsito. “Antigamente eram cavaleiros com armaduras reluzentes, hoje em dia são motoristas em automóveis,” reflete um internauta sobre a violência ao volante. A poluição sonora também gerou manifestação: “Quem topa fazer uma campanha contra essa prática insuportável dos paulistas em utilizar, para qualquer coisa, a buzina?”

FACEBOOK A bola da vez na internet atualmente é o Facebook, que está em amplo crescimento no Brasil. Este site de relacionamentos oferece diversos aplicativos aos usuários. Um deles, batizado de Car Town, é, na verdade, um jogo de corridas, que além das disputas, permite aos participantes fazer diversos tipos de modificações nos veículos virtuais. O recurso atrai pessoas de diversas faixas etárias. É possível encontrar desde adolescentes até marmanjos barbados, seguramente com o dobro da idade. Um deles faz questão de divulgar cada novo integrante de sua frota on-line: "Agora só falta um Lamborghini para a coleção," comentou ao postar a imagem de um modelo Diablo.