Guarulhos, SP (*) - O C6 sintetiza, de certa forma, as principais referências que sempre destacaram a marca francesa: um design mais do que ousado, principalmente na traseira, e uma suspensão impecável, que balizou várias das outras marcas de luxo no mundo.
É um sedanzão com quase cinco metros de comprimento (4,91 m), motorzão V6 de 215 cv, caixa automática de seis velocidades, tração dianteira, suspensão hidropneumática com regulagem eletrônica, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas com ABS, nove airbags, faróis direcionais, GPS, interior em couro, tudo de série. Está no mesmo nível de equipamentos dos mais sofisticados carros alemães. Opcionais, só o teto solar e o banco traseiro elétrico.
Ao dirigir o C6, a primeira e extremamente agradável sensação vem da suspensão, que pode ser considerada entre as melhores, senão a melhor do mundo. O carro passa por qualquer irregularidade do piso sem transmitir nada para os passageiros. Nada mesmo. E o desempenho não é de um esportivo, mas quase, acelerando de zero a 100 km/h em apenas 9,4 segundos (dados de fábrica). Além de acelerar, faz curvas como um compacto: é a hidropneumática compensando o comprimento e o peso: nada mal para um sedã com cerca de 1.800 kg...
Detalhe aerodinâmico? O C6 tem um defletor (asa) que se levanta na traseira aos 65 km/h e vai subindo à medida que você pisa mais fundo no acelerador.
Charme no interior é o que não falta. Exemplo? Os dados mais importantes do painel (digital) são projetados no pára-brisa, bem à frente do motorista. Ou seja, você sabe a velocidade sem desviar o olhar do asfalto.
Em compensação, é um pouco difícil manobrar o carro, pois a direção não compensa o longo entre-eixos (2,90 m). E o porta-malas, com apenas 420 litros de capacidade, também deixa a desejar.
Em resumo, o C6 tem um estilo ousado, mecânica coerente, com destaque para a suspensão, excelente acabamento interno, silêncio na cabine em qualquer piso ou velocidade e sofisticação que chega ao detalhe do banco traseiro regulável eletricamente ou das informações do painel projetadas no pára-brisa. O topo de linha da Citroën já está à venda por R$ 230 mil.
(*) Jornalista viajou a convite da Citroen do Brasil