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Novos ângulos de batida causam reprovação geral em crash tests

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O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), instituto norte-americano mantido por companhias de seguro que realiza testes de colisão com veículos vendidos naquele país, provocou uma reprovação geral nos seus crash tests ao mudar o ângulo da batida. Batizada de small overlap, a avaliação consiste no choque contra uma mureta a 64km/h de forma que somente a quina (25% da frente, predominantemente na lateral) seja atingida. A ideia é reproduzir batidas contra postes, árvores ou contra a quina traseira de um outro veículo ou de um caminhão. Nessas situações, o motorista sempre tenta desviar e acaba batendo seu carro nesse ângulo.


O novo teste deu bomba em vários veículos (entre os 18 carros avaliados, apenas dois receberam a nota máxima), até mesmo

em modelos como Toyota Camry, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. No caso do modelo da marca japonesa, segundo o IIHS, a roda invadiu a cabine, o teto envergou e o volante saiu do eixo. BMW Série 3, Volkswagen Jetta e Hyundai Sonata obtiveram apenas um “regular”. Já o Ford Fusion recebeu nota “aceitável”, enquanto Honda Accord 2013 e Suzuki Kizashi foram aprovados com um “bom” (a melhor avaliação do teste). De acordo com o instituto, para se sair bem no novo teste o modelo deve ter colunas frontais, arco do teto e estrutura do motor reforçadas e maior número de airbags que tenham programação de disparo mais robusta.