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Novo Volvo S60 - De olho em você

Modelo sueco inova em design e parece carro saído de ficção científica, pois consegue detectar pedestre e evitar atropelamento. Prazer de dirigir e segurança estão em alta

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De Estoril, Portugal - Você já imaginou um carro que consegue enxergar? Parece ficção científica. Mas não é nada disso. No novo Volvo S60 isso é uma realidade. Por meio de um radar e uma câmera, o sistema chamado Detector de Pedestres consegue escanear e identificar o corpo de um ser humano no raio de passagem do carro, e aplicar uma série de medidas para evitar o atropelamento.

O sistema consegue a proeza com precisão até 80km/h e dá sinais sonoro e luminoso ao motorista, além de diminuir a velocidade. O melhor, porém, é que em velocidades de até 35km/h se o motorista não tomar nenhuma atitude depois dos avisos, o S60 para sozinho. Nada mais conveniente, já que segundo pesquisa da fábrica sueca, 50% dos atropelamentos ocorrem na cidade e a velocidades abaixo de 25km/h.

Veja a galeria completa do novo Volvo S60!

O novo Volvo S60 foi apresentado, em março, no Salão de Genebra, Suíça, e começa a ser vendido este mês na Europa. Esse novo sistema é mais um entre outros tantos que fazem a fama da marca em segurança. Radar que mantém a distância pré-determinada, avisos de outro veículo ultrapassando e de mudança de faixa sem intenção, são alguns dos outros sistemas de prevenção de acidentes que equipam de série a versão T6, a escolhida para vir ao Brasil.

Mas além de inovar de novo no quesito segurança, desta vez a Volvo também quis mudar um pouco a filosofia da marca: fazer um carro que além de seguro fosse bonito e desse também muito prazer ao dirigir. E não podia ser diferente, pois a ideia dos suecos é brigar com os alemães num segmento disputadíssimo com Audi A4, BMW S3 e Mercedes-Benz Classe C.

O resultado foi o de um sedã com linhas de cupê, seguindo tendência atual, com um estilo bem ousado e um bom espaço interno, pois leva cinco adultos. O porta-malas é suficiente e um acabamento interno que não deve nada aos rivais germânicos. Nem na qualidade dos materiais nem nos arremates.

E capricharam também na mecânica, como deu para sentir no test-drive que fizemos. O motor é um 3.0 turbo que desenvolve 308cv. Ligado a um câmbio automático de seis marchas, que permite também trocas sequenciais, é capaz de dar um desempenho muito bom ao S60: acelera até 100km/h em 6,5 segundos e chega aos 250km/h. Nada mau para um sedã com pretensões familiares. E com um ótimo torque já em baixas rotações anda com tranqüilidade no trânsito e as retomadas são muito boas em qualquer velocidade, sem se importar com o peso que está carregando.

Sedã tem linhas que lembram um cupê, com estilo ousado e bom espaço interno para cinco



O melhor, porém, está no conjunto. Suspensão independente nas quatro rodas, molas e amortecedores mais firmes, além de um sistema de tração que se exagerar na curva freia a roda interna e aumenta a da externa, permitindo ao novo S60 fazer curvas com facilidade e segurança. Para complementar, controle eletrônico de estabilidade, além de tração permanente nas quatro rodas. Aliás, o sistema, quando em condições normais, manda 95% da força às rodas dianteiras, contribuindo para diminuir o consumo. Dependendo da necessidade, segundo a fábrica, ele chega a inverter essa característica. Eficientes freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e direção precisa, complementam o prazer ao dirigir o novo Volvo.

Para o Brasil

Para as versões que virão ao Brasil será adotada uma suspensão mais macia para enfrentar melhor nossas ruas e estradas. Por falar nisso, o carro fará sua estreia no Salão do Automóvel no fim do ano. O preço do T6 ainda não está definido, Mas vai ficar em torno dos rivais Mercedes Classe C e BMW Série 3. As vendas, um pouco tímidas, começam em seguida ao Salão. Tomam volume em 2011, quando a Volvo pretende vender 5 mil veículos. Claro que não só com o T6. Uma versão com motor 1.6 turbo de 180 cavalos será lançada no meio do ano. E ela será o ?cavalo de batalha? no Brasil também.


(*) Viajou a convite da Volvo do Brasil

Ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, seis cilindros em linha, 2.953cm³ de cilindrada, turbo, que desenvolve 308cv de potência a 5.600rpm e 44,8kgfm de torque

TRANSMISSÃO
Automática, de seis velcidades

DIMENSÕES
Comprimento, 4,62m; largura, 1,89m; altura, 1,48m; e entre-eixos, 2,77m

CAPACIDADES
Tanque, 67,5 litros; porta-malas, 340 litros

PESO
1.711 quilos

PERFORMANCE
Aceleração até 100km/h, 6,5s; e velocidade máxima, 250km/h

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Confira um vídeo em que o sistema City Safety falhou.

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