UAI

Novo Uno - Só sobrou o nome

Fiat vai lançar outro automóvel no segmento de entrada para reforçar sua participação no mercado. Hatch irá conviver durante alguns anos com o Mille

Publicidade
Foto:

Esse é o novo Uno, sem disfarces e pronto para o lançamento, em abril próximo

Novo Uno - Só sobrou o nome

Fiat vai lançar outro automóvel no segmento de entrada para reforçar sua participação no mercado. Hatch irá conviver durante alguns anos com o Mille

Desde 1984 no mercado brasileiro, o Fiat Uno Mille é um projeto mais velho do que muitos motoristas que o dirigem. Já passou por diversas plásticas, reestilizações, face-lifts, elevação de suspensão e tudo o que foi possível para respirar no concorrido mercado de compactos nacionais, mas sempre manteve a estrutura original. Em abril, a história vai mudar com o novo Uno, que irá conviver com o Mille atual.

Mudanças pela ponta

Além do novo Uno, a Fiat fará pelo menos dois lançamentos no primeiro semestre: o Punto com motor Tritec 1.6 16V e o monovolume Idea reestilizado que terá versão Sporting.

Veja mais fotos das novidades da Fiat para 2010!

Em abril, a Fiat completará 34 anos de Brasil e lançará o novo Fiat Uno, que irá conviver com o Mille atual durante alguns anos. Será uma mudança radical no modelo mais antigo em produção, o hatch fará a estreia de uma nova plataforma, que dará origem a outros modelos como o projeto 326 (leia-se novo Palio). A nova identidade do Uno foi revelada pela curiosidade dos blogueiros do Novidades Automotivas ( www.novidadesautomotivas.blogspot.com.) que com uma simples pesquisa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desvendaram um dos segredos mais aguardados do ano. A posição oficial do fabricante é que o modelo não existe e que não há o que comentar sobre o caso. Entretanto, não há dúvidas que a imagem do INPI é real, pois no registro aparece o nome do gerente do Centro de Estilo da Fiat América Latina, Peter Fassbender.

O novo Uno terá estilo ousado com grandes faróis ovalados e no lugar da grade apenas três quadradinhos, que estão ali por questão estética. A entrada de ar para ajudar na refrigeração do motor ficará na grande abertura que fica logo abaixo. A frente do carro estimula a imaginar que o modelo está sorrindo. De acordo com fontes do fabricantes, essa imagem tem algumas diferenças da que será produzida. A principal é que não terá separação entre a grade, onde fica o símbolo, e os três furinhos e a grande boca inferior.

Versões

O hatch chegará nas opções de duas e quatro portas e usará os propulsores 1.0 e 1.4 Fire EVO, sendo que último terá sua potência revista. As versões do Uno serão a Economy 1.0 Flex 2p e 4p; Economy Way 1.0 Flex 2p e 4p; e a 1.4 EVO Flex 4p e 1.4 EVO Way Flex 4p. O modelo terá ainda uma versão Sporting que deverá chegar somente no segundo semestre. A versão Way fará uso de molduras nos arcos dos para-lamas, farol de máscara negra, pneus de uso misto e simulação de peito de aço no para-choque parecida com a da Palio Weekend Adventure.

Interior

Por dentro, o modelo abusará do uso de material plásticos na forração das portas e colunas. Já o volante é inspirado no do Fiat 500, e o painel lembra o do Panda italiano. Os bancos dianteiros terão o apoio de cabeça integrado ao encosto e no traseiro todos os ocupantes terão apoios de cabeça. Infelizmente, o cinto abdominal estará presente para o passageiro do meio.



Monovolume

Depois da chegada do novo Uno, a Fiat apresentará no primeiro semestre o Fiat Idea reestilizado. O modelo lançado em 2005 passará por sua primeira plástica, ganhando conjunto frontal que o deixará com a frente mais bicuda. Os faróis serão de duplo refletor e terão formato parecido com o do Lancia Musa. Na traseira as mudanças são poucas, sendo que a placa descerá para o para-choque, a tampa ficará mais lisa e passará a sensação de que está maior. As lanternas terão praticamente o mesmo formato, porém, ganham um novo desenho interno também inspiradas nas do Musa, com as luzes em forma de LEDs.

O Idea, além das versões normal e aventureira, terá a Sporting e passará a adotar o propulsor Tritec 1.6 16V. Internamente, as alterações serão mínimas, sendo que muda apenas o grafismo do quadro de instrumentos, que terá molduras cromadas no velocímetro e conta-giros, e os bancos terão nova padronagem nos tecidos.

Tritec

Entre março e maio, a Fiat fará a estreia do tão aguardo motor Tritec, o modelo escolhido foi o Punto, que a princípio chega com a opção do propulsor 1.6 16V Flex e que deverá ter potências estimadas em 125cv abastecido com gasolina e 128cv com álcool no tanque. Para marcar a estreia do propulsor, a mudança mais significativa será a adoção de um novo rádio para o modelo, que ficará muito parecido com o som usado no Stilo.

Além do 1.6 16V, a FPT trabalha no desenvolvimento do propulsor 1.8 16V, que deverá substituir o 1.9 16V do Linea.