O Fiat Uno revolucionou quando foi criado por Giorgetto Giugiaro, em 1984, com excelente aproveitamento de espaço interno e design ousado. Porém, o tempo é implacável e o modelo ficou desatualizado. Passados quase 26 anos de sua criação, o fabricante lançará, em abril, um Uno totalmente reformulado. O novo Uno é a grande aposta da Fiat para 2010 sendo considerado o mais importante lançamento dos últimos anos. O nome será mantido e o slogan da campanha, que realça o projeto completamente renovado, já está pronto: "Novo Uno. Novo Tudo".
O modelo nacional foi desenvolvido a partir do Fiat Panda europeu, que cedeu a arquitetura e o formato da carroceria. A partir daí, o centro de estilo da Fiat, comandado por Peter Fasbender, alterou o restante, começando por um detalhe estético na parte inferior das portas que se estendem por toda a lateral, sendo que, em relação ao Panda, o Uno perdeu a terceira janela que era alojada na coluna C (traseira).
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Na dianteira, as alterações são mais ousadas. A grade foge ao convencional, pois é toda fechada com o símbolo da marca no meio, sendo que do lado esquerdo existem apenas três quadradinhos, que estão ali por questões estéticas. Logo abaixo, há duas grandes aberturas. Na primeira, não há grade, mas apenas algumas divisões na vertical. Enquanto a segunda abertura é coberta com por tela no estilo colmeia, ao seu lado estão localizados os faróis de neblina.
Na traseira, o modelo terá algumas semelhanças com o Panda, como a tampa do porta-malas bem vertical. As lanternas ficam no alto e não têm a extensão como o Panda. sendo que a luz de seta vem primeiro, seguida da de freio e farolete e, por último, a da ré.
Interior
As aletas de ar são redondas e estão posicionadas no alto do painel. O volante é novo e parece inspirado no do Fiat 500. Já os comandos de seta e limpador de para-brisa vieram do Palio, sendo que este cedeu também a coluna de direção. O som veio emprestado dos irmãos menos abastados, pois é usado no Uno, Palio e Siena Fire. O quadro de instrumentos será circular e os marcadores verticais são parecidos com o dos Chevrolet Agile, sendo que no centro do painel há um visor circular com as informações do computador de bordo. O acesso ao menu do equipamento será parecido com os do Punto e do Linea, localizado pouco abaixo da saída de ar do lado do motorista. Já o console central tem uma leve inclinação e os comandos do ar-condicionado são circulares
Versões
O Uno será comercializado com motores 1.0 Fire HPP LF e 1.4 EVO, que chegam trazendo novas denominações e calibragens, para emitir menos poluentes e diminuir consumo de combustível, mas as potências se mantiveram inalteradas. Com opções de carroceria de duas e quatro portas, o hatch terá duas versões: normal e aventureira. A primeira terá nomenclaturas específicas para definir padrão de acabamento, sendo que em algumas versões mais tops as forrações de portas terão tecido entre os puxadores. Já a versão aventureira, também batizada de Way, terá o nome gravado nos bancos, além de grafismos diferenciados no painel e quadro de instrumentos. Para caracterizá-la, estão a tradicional suspensão elevada e as molduras nos para-lamas.
Atual
Com a chegada do novo Uno, o modelo atual continuará a ser comercializado somente como Mille Economy e está garantido pelo menos até 2014, quando estarão em vigor as leis de obrigatoriedade de airbag e ABS em todos os modelos nacionais.
Novos motores
É provável que os motores de origem Tritec sejam lançados junto como o novo Uno. As revendas paulistas já estão com treinamento agendado para o dia 30, quando tomarão conhecimento das especificações técnicas dos motores 1.6 16V e 1.8 16V, que equiparão alguns modelos da linha Fiat.
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Novo Uno: só sobrou o nome.
Novo Uno em versão way.