UAI

Toyota Yaris Cross? Futuro SUV híbrido nacional da marca será revelado na próxima segunda-feira (15)

Após anos de espera, Toyota apresenta o Toyota Yaris Cross, novo SUV híbrido flex que pode chegar ao Brasil no próximo ano

Publicidade
Toyota Yaris Cross pode ser o novo lançamento da marca no Brasil
Toyota Yaris Cross pode ser o novo lançamento da marca no Brasil Foto: Toyota Yaris Cross pode ser o novo lançamento da marca no Brasil

Depois de um longo período de especulações, a Toyota finalmente tem data marcada para apresentar seu próximo SUV compacto. O novo Toyota Yaris Cross será revelado na Ásia na próxima segunda-feira e começará a ser vendido ainda neste ano. No Brasil, a previsão de chegada do novo compacto data para 2024, fruto dos novos investimentos da marca na produção brasileira.

No mercado asiático, o novo Toyota Yaris Cross terá cerca de 4,3 metros de comprimento e aproximadamente 2,65 metros de distância entre-eixos. Com isso, o novo compacto da Toyota entrará em competição direta com os SUVs Hyundai Creta, Honda HR-V, Kia Seltos, MG ZS, dentre outros.

Para o mercado brasileiro, ainda não foram reveladas grandes informações,nem mesmo o nome do novo modelo. Portanto, chamar o modelo de "Yaris Cross" ainda é uma especulação. Porém, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, garantiu se tratar de um automóvel “compacto”. Por disso, alguns outros nomes estão cotados ao modelo, entre eles Urban Cruiser Icon, Taisor e o próprio Yaris Cross, homônimo ao seu equivalente europeu.

Yaris Cross pode ser o terceiro híbrido-flex da marca no Brasil

O novo Yaris Cross terá conjunto mecânico híbrido-flex, ou seja, o SUV contará com motor 1.5 flex ligado à um motor elétrico. O compacto será o terceiro veículo fabricado pela Toyota no Brasil com esta tecnologia, que já equipa o Corolla e o Corolla Cross. Além disso, o Yaris Cross deve vir como o híbrido mais barato da marca à venda no Brasil.

Com investimento de R$1,7 bilhão, o novo SUV compacto da Toyota no Brasil será produzido junto com o Corolla Cross, nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba (SP) e pode ser exportado para outros países da América Latina. A previsão de chegada ao mercado nacional está datada para 2024.

Com o lançamento do novo Yaris Cross, a Toyota se firma como concorrente direta dos compactos Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Honda HR-V, Volkswagen T-Cross, dentre outros.