Carros híbridos respondem por 40% das vendas no Japão e 50% na Europa, mas empacam no Brasil, onde a ausência de subsídios e o consequente preço elevado limitam esse tipo de veículo a 0,14% do mercado – índice inferior à média de 1% da América Latina e Caribe. Para mudar essa direção, a Toyota lança no país a quarta geração do Prius, pioneiro na tecnologia e que soma mais de 5,7 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, em 1997. Com visual futurista inspirado no Mirai (movido a hidrogênio), dimensões maiores e um salto no acabamento interno, o Prius 2016 estreia no país a plataforma TNGA, já usada pelo crossover C-HR e que também estará presente no próximo Corolla.
O conceito híbrido mantém o motor elétrico de 72cv auxiliando o 1.8 16V, principalmente no trânsito urbano, buscando menores consumo de gasolina e emissões de CO², mas a bateria de níquel foi para debaixo do banco traseiro. As vendas começam hoje em versão única, por R$ 119.950, valor de lançamento subsidiado pela Toyota, que previa R$ 135 mil como compatíveis, mas decidiu bancar o desconto em busca da popularização da propulsão combinada.
Nos Estados Unidos e Europa também é comercializada a versão Prius Eco, com baterias de íon de lítio 9% mais leves. A opção custaria pelo menos R$ 5 mil a mais no Brasil e foi descartada pela eficiência semelhante, afirma o vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, o português Miguel Fonseca. "Esperamos que de três a cinco anos haja uma demanda consolidada de híbridos no país, mas o benefício fiscal tem de ser proporcional à eficiência do automóvel", critica ele, referindo-se à menor tributação dos 1.0. Não há previsão de chegada do Prius plug-in, nem de produção local. A autonomia, segundo a Toyota, alcança 812,7 quilômetros.
DESIGN Além do conceito híbrido, o Prius 2016 traz como cartão de visitas (ou não, dependendo do gosto do comprador), a filosofia de design icônico. A silhueta triangular é arrojada, divide opiniões e foi pensada para minimizar o gasto com combustível: as rodas de liga leve aro 15 polegadas têm calotas com partes curvadas em forma de onda, para mitigar a resistência ao ar. Faróis e lanternas afilados, juntamente com o spoiler traseiro, dão à nova geração um estilo único, que chega a lembrar os carros da Lexus, divisão de luxo da Toyota, e distanciam o tom familiar que ditava o estilo do Prius. Fastback por definição. O modelo importado do Japão ficou com centro de gravidade mais baixo, com a bateria na parte inferior do banco traseiro, melhorando a estabilidade, e o coeficiente aerodinâmico passou de 0.25 para 0.24.
PROPULSÃO Debaixo do capô, o Prius 2016 conta com a quarta geração do sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota, que combina o motor 1.8 a gasolina de ciclo Atkinson, redesenhado e com redução de tamanho e peso, ao motor elétrico, que teve a relação peso/potência melhorada. Houve redução de 20% nas perdas mecânicas por fricção. O sistema de freios regenerativos acumula a energia cinética gerada pelas frenagens, que é transformada e alimenta a bateria. A potência combinada estimada é de 123cv e o câmbio automático é CVT.
O interior foi beneficiado pelo aumento nas dimensões (60mm no comprimento e 15mm na largura), com considerável evolução na qualidade dos materiais usados. O painel é disposto por camadas digitais, com a característica manopla de câmbio do tipo joystick, acabamento com detalhes em branco brilhante e bancos que vestem o corpo. Por meio de um monitor com dois visores de 4,2 polegadas, o computador de bordo permite personalizar o conteúdo da tela principal.
EQUIPAMENTOS Entre as novidades da nova geração estão ar-condicionado de duas zonas, capaz de concentrar o fluxo de ar em áreas ocupadas na cabine, reconhecendo se o banco traseiro está vazio, carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que suportam essa tecnologia), destravamento das portas por aproximação, partida do motor por botão, sistema de navegação integrado, display colorido e TV digital.
Também há de série aquecimento dos bancos dianteiros, regulagem lombar elétrica e retrovisor interno eletrocrômico, além de sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor), câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro, faróis e luz de neblina de LED, três apoios de cabeça com regulagem de altura no banco traseiro, pré-tensionadores para todos os ocupantes e controle de estabilidade, ausente no "primo" Corolla.
Em resumo, o Prius deixou o lado careta, ganhou aspecto esportivo e está mais próximo aos sedãs alemães que brigam na faixa de preço. A garantia é de três anos, com plano de manutenção fechado que prevê seis revisões ao longo de seis anos.
FICHA TÉCNICA
» MOTORES
1.8 16V VVT-i a gasolina de 98cv a 5.200rpm e torque de 14,2kgfm a 3.600rpm; elétrico de 72cv e 16,6kgfm de torque
» TRANSMISSÃO
Automática do tipo CVT
» SUSPENSÃO
Dianteira do tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira Multilink
» PORTA-MALAS: 412 litros
» DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,54 ; largura, 1,76; altura, 1,49; entre-eixos, 2,70
» CONSUMO
Média de 18,9km/l (ciclo urbano); 17 km/l (rodovias), conforme o Inmetro
QUANTO CUSTA
O novo Prius tem preço sugerido de R$ 119.950, com vendas a partir de hoje.
(*) Jornalista viajou a convite da Toyota