Em meio à onda de mecânicas novas nem tão novas no mercado brasileiro, a Renault resolveu “dar um tapa”, por assim dizer, no seu motor 1.6 8V. O propulsor atual, chamado K7M 714, desenvolve potências de 92cv (gasolina) e 95cv (etanol) a 5.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e 14,1kgfm (etanol), enquanto o atualizado K7M 764 chega aos 95cv de potência com gasolina e 105cv com etanol e aos 13,8kgfm (gasolina) e 15kgfm (etanol) de torque a 2.850rpm. Para conseguir tal melhoria, os engenheiros mudaram alguns fatores. O principal é a taxa de compressão, que saltou de 9,5:1 para 12:1. Para resistir ao maior esforço novos pistãos, junta de cabeçote, bielas, bronzinas, entre outros.
O novo propulsor estreia este mês na linha Sandero e Logan, mas também será usado pelo utilitário Duster. O motor será sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas, já que o automático de quatro velocidades continuará restrito ao 1.6 16V. Quanto ao consumo, a Renault se limita a informar que ele foi beneficiado pelas alterações, mas não diz quanto. Outra novidade é o retorno da versão Sandero GT Line.