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Novo Nissan Sentra vai mal em teste de segurança

Kia Cerato e Subaru XV também obtiveram resultado ruim no ensaio, enquanto Toyota Corolla e Honda Civic receberam classificação apenas "Aceitável"

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Dos cinco veículos testados, três obtiveram resultados ruins
Dos cinco veículos testados, três obtiveram resultados ruins Foto: Dos cinco veículos testados, três obtiveram resultados ruins

Recém-lançado no mercado brasileiro, o novo Nissan Sentra acaba de receber uma avaliação negativa em um teste de impacto. O ensaio, realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), uma entidade de segurança viária sediada nos Estados Unidos, constatou que o sedan oferece nível de proteção "Ruim" para os ocupantes.

O teste em questão simula uma colisão frontal a cerca de 65km/h, contra uma barreira deformável: a particularidade é que esse obstáculo se projeta contra 40% da dianteira do veículo, do lado do motorista. Dois dummies (bonecos próprios para esse tipo de ensaio) são acomodados no habitáculo, sendo um no assento do condutor, e o outro, no banco traseiro. Assista ao vídeo:

https://youtu.be/21dfiwVfnVo

Além do novo Nissan Sentra, também participaram do teste Kia Forte (conhecido no Brasil como Cerato), Subaru Crosstrek (XV por aqui), Honda Civic e Toyota Corolla: apenas os dois últimos tiveram desempenho razoável no ensaio, sendo classificados com o conceito "Aceitável". Todos os demais foram reprovados no teste e receberam a qualificação "Ruim".

Os cinco veículos estão à venda no Brasil. Porém, o Kia Cerato e o Subaru XV chegam em volume muito baixo, via importação. Na atual geração, o Honda Civic também passou a ser um modelo de nicho, já que chega ao país em versão única, com motorização híbrida e com preço de R$244.900. Assim, só o Toyota Corolla (o único nacional) e o novo Nissan Sentra obtêm participação relevante no mercado.

Todos são inseguros no banco traseiro

Uma constatação preocupante no teste do IIHS é que os cinco veículos foram considerados inseguros para o ocupante do banco traseiro. Isso, porque nenhum deles possui equipamentos de segurança para quem se senta ali. Uma ausência generalizada é a dos cinto de segurança com pré-tensionadores: consequentemente, em todos os veículos, o ocupante de trás sofreu o chamado "efeito submarino".

Nesse tipo de situação, parte do corpo do ocupante acaba passando por baixo do cinto de segurança, o que reduz a eficiência do equipamento. Mas o caso é que, apesar disso, no Toyota Corolla e no Honda Civic, o dummie sofreu poucas lesões, e a nota final acabou sendo menos prejudicada.

No novo Nissan Sentra e no Kia Cerato, o passageiro de trás sofreu ferimentos na cabeça e no pescoço. peito. Por sua vez, o no Subaru XV, houve proteção inadequada na região do peito. É por isso que os três receberam notas gerais piores que os demais.

Novo Nissan Sentra no Brasil

Lançado no Brasil no último mês de março, o Nissan Sentra não é tão novo quanto aparenta. Isso, porque a atual geração já tem quase quatro anos em âmbito global: o desembarque no Brasil sofreu atrasos devido à Pandemia. O sedan está à venda em duas versões, com preços que vão de R$149.990 até R$174.990.