De Mogi das Cruzes (SP) - Entre o hatch e o sedã, o brasileiro resolveu aderir ao carro com porta-malas destacado e suas vendas crescem continuamente nos últimos anos. Fábricas e importadoras estão atentas às estatísticas e a variedade de sedãs também cresce sem parar. A coreana Kia acaba de lançar no Brasil a nova geração do Cerato, um automóvel que agrada pelo design moderno e mais ainda pelo preço, pois é o mais barato do segmento.
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O novo Cerato chega para brigar com o Honda City, Toyota Corolla, Fiat Linea e outros sedãs médios. Como seu entre-eixos (2,65m) é maior que o do City (2,55m) e até do Corolla, o espaço no banco traseiro surpreende. O porta-malas, de 415 l itros, além de muito espaçoso, tem boa abertura e não dificulta na hora de acomodar bagagens volumosas. Internamente, o acabamento é de bom padrão, a ergonomia é boa e dá a impressão de se estar num carro maior. Design é o ponto alto do carro: a Kia resolveu ousar no estilo e contratou Peter Schreyer, o famoso chefe do departamento de estilo da Audi (criou o charmoso esportivo TT) para projetar seus novos modelos. O primeiro resultado foi o ousadíssimo Soul, o segundo é o Cerato.
Na mecânica, o carro tem motor 1.6, de 126cv. Mais potente que alguns 1.8 por aí.... o que, aliado ao seu baixo peso (1.223kg com câmbio manual e 1.248kg, o automático) resulta num bom desempenho. Ele ainda não é flex, tecnologia que estará presente apenas em 2010 nos modelos importados para o nosso mercado. O câmbio é manual de cinco marchas ou automático de quatro, com opção de troca sequencial. Falta potência ao motor para um câmbio de apenas quatro velocidades: é confortável no trânsito urbano, mas, para compensar a falta de cavalos sob o capô, o giro acaba subindo muito, a ponto de incomodar em termos de ruídos internos.
A suspensão é muito boa, dá estabilidade e filtra bem as imperfeições do piso. Ele tem, de série, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, rodas de liga leve, computador de bordo, CD Player com entrada para MP3 e iPod, entre outros equipamentos de conforto e segurança. Oferecer tudo isso, mas colocar um preço lá em cima, não é vantagem. Mas a Kia não vai com sede ao pote e, pelo contrário, decidiu comercializar o Cerato pelo menor custo da categoria: ele já está à venda por apenas R$ 49,9 mil. Pena que a fábrica foi pão-dura nos freios a disco traseiros, só presentes na versão mais sofisticada, que oferece também o câmbio automático e tem preço (ainda competitivo) de R$ 57,9 mil. E os freios ABS estão disponíveis a partir do segundo catálogo, que custa R$ 52,9 mil.
(*) Jornalista viajou a convite da Kia Motors