A Ford apostou todas suas fichas no Novo Ka. E caprichou tanto no compacto que ele supera seu irmão maior, o New Fiesta. Em primeiro lugar, pelo amplo espaço no banco traseiro. Apesar de terem mesma plataforma e entre-eixos, como o teto do Novo Ka é mais alto que o do New Fiesta, o banco foi colocado mais atras, subindo um pouco no eixo traseiro, sem o perigo do passageiro, mesmo o mais altinho, esbarrar a cabeça.
Em segundo lugar, seu novo motor 1.0 desenvolve ótimos 85cv, o mais potente entre os tricilíndricos brasileiros. E terá também o mesmo 1.5 do Fiesta. Mas, como é mais leve, tem um ótimo desempenho. Mal se percebe, ao volante do 1.0, que a potência é gerada apenas por três cilindros, pela ausência de vibrações e ruídos que poderiam comprometer o conforto.
Além disso, o carro oferece bom pacote tecnológico, o único nacional com o bom sistema eletrônico de controle da estabilidade (ESP), só presente em veículos importados. O ESP permitiu instalar também o hill holder. Bom de mecânica e de estilo, será um campeão de vendas da marca. E se o freguês fizer as contas, vai perceber que o valor inicial do hatch (R$ 35 mil) ele pagaria por um concorrente aparentemente mais barato, ao acrescentar o custo do ar-condicionado, direção, trava e vidros elétricos, de série no Novo Ka.
Vários outros detalhes de acabamento e praticidade do novo Ford remetem a carros mais sofisticados. A tampa do porta-malas, por exemplo, tem dobradiça pantográfica no lugar do pescoço de ganso que compromete a integridade das malas. E como cabe bagagem no maleiro do novo Ka sedã!O hatch chega em setembro, o sedã, em outubro.