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Novo Ford Focus 1.6 Flex - Retardatário chega em 2010

Hatch feito na Argentina passa a ser equipado também com o motor Sigma 1.6 flex, que garante desempenho satisfatório. Modelo chegará às concessionárias em janeiro

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De São Paulo - Finalmente, a Ford saiu do marasmo e apresentou a versão 1.6 flex do novo Focus, modelo reestilizado em 2008. No segmento de hatches médios, era o único feito no Mercosul que ainda não tinha a opção de motorização flexível, alimentada por álcool e gasolina. Com a chegada do novo propulsor Sigma, o Focus se equipara a VW Golf, Citroën C4, Peugeot 307, Fiat Stilo e Chevrolet Vectra GT, todos com motor flex, deixando isolado o Hyundai I30, que não aceita o combustível derivado da cana. As vendas do novo Focus 1.6 flex começam na segunda quinzena de janeiro.

Até então, a nova geração do Focus só era equipada com motor 2.0 Duratec a gasolina, tanto o hatch quanto o sedã. Com a chegada do motor Sigma 1.6 flex, o Zetec Rocam sai de cena junto com a carroceria antiga do modelo. Mas, por enquanto, a Ford só vai usar o novo propulsor no hatch, apesar de garantir que o sedã também está preparado para recebê-lo. Os profissionais do marketing da montadora afirmam que vão esperar a reação do mercado para lançar o novo Focus Sedan 1.6 flex. Já o motor 2.0 flex só deve chegar à linha Focus em fevereiro.

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Durabilidade

O motor Sigma 1.6 flex é produzido na fábrica da Ford de Taubaté, interior paulista, e de acordo com a engenharia da montadora foi projetado para rodar mais de 240 mil quilômetros. É mais leve, compacto e tem índice de nacionalização de cerca de 70%. Conta com sistema de partida a frio mais eficiente, com distribuição de gasolina entre os cilindros, mas não dispensa o uso do tanquinho. A Ford trocou a corrente pela correia dentada, garantindo que com isso o motor ficou mais silencioso. De acordo com a montadora, apesar de ser menos resistente que a corrente, a correia deve durar mais de 140 mil quilômetros.

Veja mais fotos do Ford Focus 1.6 Flex Sigma!

O novo propulsor desenvolve 115,6cv (álcool) e 109,3cv (gasolina) de potência e 16,3kgfm (a) e 15,4kgfm (g) de torque. A Ford declara que o modelo atinge velocidade máxima de 186km/h (a) e 181km/h (g), acelera até 100km/h em 12,5 segundos (a) e 13,3s (g) e apresenta consumo médio (cidade/estrada) de 8,5km/l (a) e 13km/l (g). Proporciona um pouco mais de torque e potência em relação ao propulsor anterior. A transmissão manual de cinco marchas é a mesma, mas as relações foram acertadas para tirar melhor aproveitamento do motor.

Com a entrada do 1.6 Sigma, o antigo Focus de 1ª geração sai de linha



Em um teste rápido pelas estradas planas de São Paulo, o Focus 1.6 flex mostrou ter desempenho satisfatório. O motor é realmente menos ruidoso e desenvolve bem, com bom torque nas arrancadas e retomadas, mas sem muito entusiasmo. Com o carro pesado e na topografia irregular de Belo Horizonte, o resultado deve ser outro. Mas o câmbio tem as marchas bem escalonadas, com a primeira e segunda mais curtas, o que vai favorecer a performance no trânsito urbano.

O Focus 1.6 flex hatch será vendido nas versões GL e GLX. A básica tem de série ar-condicionado, airbag duplo, rodas de liga leve aro 16 polegadas, computador de bordo e três apoios de cabeça com regulagem de altura no banco traseiro. A versão GLX é dividida em dois catálogos, sendo o mais completo com ABS e EBD. As vendas começam em de 20 de janeiro e a garantia é de três anos para todo o carro. Os preços do Focus 1.6 flex são: GL, R$ 49.900 e GLX, R$ 51.400 e R$ 52.400 (com ABS).

(*) Jornalista viajou a convite da Ford