O piloto de aeronaves Marcelo Freire de Castro comprou, em outubro de 2009, um Ford Novo Focus hatch GLX 2.0 automático. Três semanas depois, começou a notar um barulho significativo na traseira. Preocupado, levou o veículo à concessionária em que havia comprado o carro, que logo diagnosticou o problema como relativo aos amortecedores traseiros. Como a revenda não tinha a peça em estoque e o atendimento não havia sido satisfatório, Marcelo resolveu consultar outra oficina autorizada, que fez o mesmo diagnóstico e encaminhou o pedido da peça à fábrica, em janeiro. Mas, até hoje, nada foi resolvido.
"Eles me explicaram que existe esse problema com um determinado número de série do Focus. Inclusive, as concessionárias já têm um informativo da fábrica, que diz que primeiro deve ser olhado o cabo do freio de estacionamento, que pode estar solto. Não estando, tem que ser feita a troca dos amortecedores. Mas, no meu caso, já falaram direto que o defeito era nos amortecedores", lembra Marcelo. "O pedido da peça foi feito em 18 de janeiro. Desde então, ligo para o serviço de atendimento ao cliente Ford pelo menos duas vezes por semana, sem retorno satisfatório. No carnaval, nem viajei com o carro, pois, além de o barulho incomodar, sei que amortecedor é ligado a suspensão e que suspensão é coisa séria. Ninguém me deu orientação nesse sentido, mas por precaução, não acho seguro pegar estrada com o carro", diz.
Barulho
As concessionárias de Belo Horizonte confirmam a existência do problema no Novo Focus, tanto no hatch quanto no sedã. A reportagem conversou com diversos consultores técnicos, que afirmaram não haver problema com deslocamentos maiores até a troca da peça. Segundo eles, existe um incômodo causado pelo ruído, mas não há risco à segurança dos ocupantes do veículo. Todos disseram que o carro deve ser levado para análise em uma oficina autorizada, mas somente nos casos em que o proprietário perceber o barulho. Então é feito o pedido do componente à fábrica, que é trocado em garantia. Em uma das revendas consultadas ontem, já havia três pares de amortecedores em estoque.
Outra fonte ligada à Ford disse que a demora na entrega da peça pode estar ligada a uma possível troca de fornecedor, depois de a fábrica ter diagnosticado o problema. E também reforçou que não há recall por não haver risco à segurança, mas apenas o incômodo gerado pelo barulho.
Pintura
Enquanto Marcelo espera pela troca dos amortecedores de seu Focus, tenta também, junto à fábrica, um laudo que ateste um retoque de pintura encontrado no veículo, comprado zero quilômetro. Ele conta que também já formalizou a reclamação no serviço de atendimento ao cliente da fábrica, mas foi informado de que, a princípio, é dada atenção à primeira reclamação, para depois ser solucionado o segundo problema. A orientação foi que ele levasse o carro a uma revenda autorizada e obtivesse um laudo atestando a existência do retoque. Ele foi a três, incluindo a concessionária em que comprou o veículo. Todas constataram a anormalidade, mas nenhuma quis fornecer o laudo. Novamente, depois de contato com o fabricante, a informação foi de que um engenheiro seria enviado para fazer a avaliação, o que também ele ainda espera, há quase um mês.
Entramos em contato com a Ford, que ficou de verificar o problema dos amortecedores, assim como a situação do piloto de aeronaves, mas não retornou até o fechamento desta edição.