Turim (Itália) - A Fiat comemora hoje 108 anos e tem motivos de sobra para festejar. Com os bons resultados obtidos com seus últimos lançamentos, os modelos Grande Punto e Bravo, a montadora conseguiu reduzir significativamente seu prejuízo na Europa. Para completar, na semana passada, a fábrica italiana organizou uma grande festa em Turim para apresentar ao mundo o novo Fiat 500, o Cinquecento, modelo compacto que está sendo chamado de divisor de águas, que veio para mudar a história da marca.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO FIAT 500!
E o Fiat 500 tem histórico para tal. Lançado em 4 de julho 1957, o pequeno automóvel de duas portas e motor dois cilindros de 13 cv ficou conhecido como símbolo de desenvolvimento na Itália. Com acabamento espartano, foi o primeiro carro de muitas gerações. Agora, a Fiat aposta no novo 500, carro com dimensões um pouco maiores do que as do modelo de 1957 e que chega trazendo modernidade e equipamentos para atender a público diferenciado. Seu concorrente mais próximo é o também compacto Smart, mas há quem acredite que ele vai roubar uma fatia de mercado do Mini Cooper, apesar de não ter o mesmo nível de sofisticação.
A montadora italiana usa alguns argumentos fortes para convencer o consumidor a comprar o novo 500, que é vendido na Europa por preços que vão de 10.500 a 14.500 euros (R$ 27.300 a R$ 37.700). O carro é vendido em várias opções de cores e acabamento, tem motores que atendem às normas de emissões Euro 5 (que só serão exigidas daqui a dois anos), sete airbags de série e garantia de cinco anos ou 500 mil quilômetros, mas desde que o cliente faça todas as revisões nas concessionárias da marca.
Com o novo Fiat 500, a montadora espera ganhar duas posições no ranking europeu, saindo do atual sexto para o quarto lugar. A direção da empresa na Itália descarta a possibilidade de o modelo ser produzido no Brasil a curto prazo, mas informa que, se houver demanda, a decisão pode ser alterada. Não há planos também de comercializar o compacto nos Estados Unidos, em que enfrentaria os compactos Smart e Mini Cooper.
Gostou do novo Fiat 500? CLIQUE AQUI e COMENTE!
Leia mais sobre o Fiat 500 no Veja Também, no canto superior direito desta página.
(*) Jornalista viajou à convite da Fiat Automóveis S/A.