A nova geração do bem-sucedido utilitário compacto será comercializada em mais 100 mercados emergentes. O projeto foi liderado pelo centro de desenvolvimento de Camaçari, na Bahia, e destinado aos mercados emergentes. Foi desenvolvido com a nova plataforma do segmento B da Ford, que servirá de base para uma nova geração de veículos compactos nos próximos anos e atingirá produção de 2 milhões de veículos até 2015, segundo estimativas da montadora.
Depois do sucesso da primeira geração no mercado nacional, a Ford aposta mais alto e acredita que países com características semelhantes ao nosso comprarão a ideia. Para tanto, o novo utilitário está mais requintado em equipamentos de conforto, conveniência e segurança.
Segundo a Ford, o novo EcoSport está pronto para trabalho e lazer, com posição de dirigir elevada e padrão superior de dirigibilidade. A versão mostrada em apresentação estática na Bahia é a topo de linha Titanium, equipada com motor Duratec 2.0, rodas de liga leve aro 16 polegadas e grade frontal cromada. Uma versão similar estará em exibição amanhã no Salão de Pequim.
TECNOLOGIA
A conectividade do carro é pelo sistema Ford Sync, com comando de voz, sistema de entrada e partida sem chave, sensores de chuva, estacionamento e crepuscular. O fabricante alardeia também o interior espaçoso, confortável e silencioso. A segurança está em alta, com airbags frontais de série e de cortina opcional. Há ainda ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa e direção elétrica.
As linhas da carroceria são recortadas e elevadas, mas sem agressividade. E a imponência faz o EcoSport parecer maior do que é. As dimensões ainda não foram reveladas. A Ford promete motores que são referência em economia de combustível, o que não é o caso do 2.0 Duratec. O novo EcoSport foi apresentado em janeiro como modelo-conceito no Salão de Nova Délhi, na Índia. É a primeira vez que é mostrada a foto do interior, bem mais interessante e bem acabado do que o do modelo atual. De acordo com a Ford, há espaço para cinco ocupantes e bagagem. E as principais características do modelo foram determinadas pelos consumidores de todas as regiões em que será vendido.
O novo EcoSport terá papel importante para a Ford aumentar a participação em mercados estratégicos no mundo. Além do Brasil e da Índia, vai fortalecer a presença da marca na China.