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Novo C5 - Subindo um degrau

Para enfrentar a acirrada concorrência no segmento dos médios-grandes, Citroën opta por estilo esportivo e lista de equipamentos mais completa para os novos sedã e perua

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Teto baixo e arqueado é elemento de estilo comum no C5 e outros modelos da marca

O mercado dos veículos médios-grandes passa por um fenômeno interessante na Europa. Os modelos das grandes marcas que disputam o segmento sofrem de um problema de desgaste de imagem, pois, apesar de frutos de projetos modernos e terem alto nível de equipamentos, são normalmente usados como táxis ou carros de frota, em grandes empresas. O resultado é que, em mercados mais sofisticados, como a Inglaterra, o BMW Série 3 vende mais do que o Ford Mondeo.

As montadoras têm duas alternativas: assumir a vocação de veículo um tanto quanto genérico ou tentar dar uma aparência mais sofisticada a seus médios. A Citroën escolheu o segundo caminho para a nova geração do C5 (sedã e perua), que acaba de ser apresentada e chega às revendas da Europa em março.

Dimensões
A começar pelo tamanho. Com 4,78 m de comprimento para o sedã, 4,83 m para a perua e 2,82 m de entre-eixos, o novo C5 se posiciona no topo da categoria. O estilo é único. O sedã se assemelha a um hatchback, com linha de cintura alta, sendo baixo, comprido, parecido com o mais luxuoso C6 e com uma área envidraçada pequena, reforçando o caráter esportivo. No caso da perua, o carro é completamente novo, da coluna B para trás, deixando de lado a impressão de uma mera adaptação.

Traseira traz solução híbrida, com tampa do porta-malas curta e vidro inclinado. Perua também foi completamente reformulada: desenho tem inspiração esportiva


Por dentro, além de contar com alguns itens exclusivos da Citroën, como é o caso do volante de centro fixo (como no C4), há também uma gama extensa de equipamentos de segurança e conveniência. Entre os opcionais, está o sistema Afil, que "percebe" quando o motorista está cochilando (através da mudança involuntária de faixa de rolamento) e dá uma sacudida no banco para acordá-lo.

O ESP e nove airbags são de série. Os frontais têm intensidade de explosão variável, de acordo com a velocidade do choque. Estão disponíveis também o freio de mão elétrico e sistema que mantém o carro parado, por dois segundos, em subidas, para evitar colisões com os veículos de trás quando o semáforo fica verde.

Navegação
O novo C5 pode também ser equipado com sistema de navegação por satélite, que incorpora telefone GSM e sistema de som, com disco rígido de 10 gigabytes, para armazenar músicas no formato MP3. O equipamento ainda integra a função Citroën Urgence, que, dependendo do país, pode localizar o carro, em caso de pane mecânica ou acidente, e avisar o centro de serviço mais próximo.

Mecanicamente, o C5 está equipado com a suspensão Hydractive 3, originalmente desenvolvida para o C6. A suspensão adapta sua rigidez e altura do solo, de acordo com uma combinação, que leva em conta a forma de condução do motorista e as condições da via. Os controles eletrônicos também permitem manter uma posição horizontal constante, mesmo em freadas, ou quando o carro está com o porta-malas carregado. Entre os motores disponíveis estão três opções a gasolina (1.8, de 127 cv; 2.0, de 143 cv; e 3.0 V6, de 215 cv) e quatro a diesel (com potências que variam de 110 cv a 208 cv).