Uma das mais aguardadas novidades para o Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro, é o conceito Verve (foto acima), que antecipa como serão as formas definitivas do (totalmente) novo Fiesta. Desenvolvido sob a plataforma do recém-lançado Mazda2, suas linhas foram inspiradas na nova filosofia Kinetic (cinética) de design, presente em recentes lançamentos da marca (o sedã Mondeo e o monovolume S-Max) e em conceitos como Iosis e Iosis X: enorme grade dianteira; faróis mais espichados e alinhados com capô, em direção à coluna A; lanternas traseiras sobre a linha de cintura; longo teto de vidro escurecido; e escapamento duplo central. Provavelmente um pouco menos ousado, o novo compacto começa a ser vendido na Europa em meados do ano que vem.
No estande da montadora, também estarão outras novidades: uma versão reestilizada do Focus (alterações feitas em cima da segunda geração), que interessa diretamente ao mercado brasileiro, pois provavelmente será o modelo que a empresa pretende produzir na Argentina; e o Kuga 4x4, um crossover com tração integral, que é praticamente a versão de produção do conceito Iosis X, mostrado no Salão de Paris do ano passado.
Meio híbrido
A Opel vai mostrar no Salão de Frankfurt, como conceito, uma versão (meio) híbrida do Corsa, com motor a diesel. O modelo usa tecnologia simples: tem motor 1.3 CDTi (de 73cv), com injeção direta; baterias de íons de lítio; e uma central eletrônica, que identifica a situação à qual o veículo está sendo submetido e usa um gerador automático, para desligar o motor a diesel, fazendo o carro rodar apenas com eletricidade. As baterias são recarregadas com sistema de frenagem regenerativa e, quando o motorista tira o pé do pedal de freio, o motor volta a funcionar. Outra novidade da Opel, para a mostra de Frankfurt, será o Vectra Flexpower, que tem motor 2.0T, de 175cv, que usa E85 (85% de etanol e 15% de gasolina).
Disputa ecológica
Para fazer frente ao sistema Bluemotiom, da Volkswagen, a Ford vai apresentar, no Salão de Frankfurt, o Econetic, um programa que inclui diversos desenvolvimentos tecnológicos que visamreduzir as emissões de CO2. O primeiro fruto desse trabalho será uma versão do Focus (já reestilizado) com motor 1.6 TDCi, de 109cv, que atinge 23,2km/l e emite apenas 115g/km de CO2.
Lateral obrigatório
Airbags laterais podem ser obrigatórios nos Estados Unidos a partir de 2009. Motivo: o número elevado de mortos em colisões laterais naquele país.
Quatro cilindros
Com o objetivo de proporcionar o mesmo prazer de dirigir, mas com redução de consumo e emissão de poluentes, a Volvo terá motores 2.0, de quatro cilindros, a diesel (136cv) e a gasolina (145cv), para os modelos V70 e S80.