Em tempos de mercado aquecido e disputa acirrada, se vacilar, o cachimbo cai. E, para não perder o seu lugar no ranking, a Fiat prepara duas novidades para o início do segundo semestre. Uma delas é um modelo inédito em sua linha de produtos: o crossover Freemont. E o já conhecido Fiat 500 passa a ser produzido no México e chega ao Brasil com discretas modificações no visual, mas traz novas versões e motorizações.
A Fiat anuncia que pela primeira vez em sua história entra no segmento dos utilitários-esportivos ao incluir em sua linha o Freemont, que na verdade é o crossover Dodge Journey com a logo da marca italiana, primeiro fruto da parceria com a Chrysler. Uma injustiça com seu passado, já que na década de 1950 até a década de 1980 a fábrica produziu na Itália o jipinho Campagnola.
Produzido no México, o Freemont será lançado em julho nas versões Emotion e Precision, com configurações de cinco e sete lugares, ambas equipadas com motor 2.4 litros Dual VVT a gasolina, de origem Chrysler, e tração 4x2. O câmbio é automático sequencial de quatro marchas. Entre os itens de série da versão de entrada vale citar controlador de velocidade (piloto automático), bancos da segunda fileira com regulagem longitudinal e dispositivo para fixação de cadeiras infantis do tipo Isofix, ar-condicionado automático digital, freios ABS e EBD. A Fiat não divulgou os preços oficiais, mas especula-se que devem partir de R$ 75 mil.
500 MEXICANO A outra novidade Fiat para o mercado brasileiro chega, em agosto, direto do México, com impostos reduzidos. Trata-se do pequeno 500, que chegará nas versões Cult 1.4 Fire EVO flex manual; Cult 1.4 Fire EVO flex Dualogic; Sport Air 1.4 MultiAir manual; Sport Air 1.4 MultiAir automático; e Lounge Air 1.4 MultiAir automático. Com discretos retoques no visual, o Fiat 500 terá na versão Cult o passaporte para o segmento B premium, concorrendo com Chevrolet Agile, VW Fox, Citroën C3, Peugeot 207 e Renault Sandero. As demais versões brigarão em segmento superior, encarando Mini Cooper, Smart Fortwo, VW New Beetle e Audi A1.
A versão Cult básica terá pacote de itens de série composto por ar-condicionado, direção elétrica, travas e espelhos elétricos, ABS e EBD, airbag duplo, telecomando para abertura e fechamento das portas, controle de estabilidade e tração, hill holder, sistema de sinalização de frenagem de emergência, volante e banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve de 15 polegadas e Isofix para cadeiras infantis. A versão Sport Air traz ainda sidebags, rodas de liga leve aro 16 polegadas, piloto automático, faróis de neblina e bancos revestidos parcialmente em couro. A Fiat prepara ainda uma versão especial de lançamento, denominada Prima Edizione. Os preços não foram divulgados.