UAI

Novidades do mercado - Flagra do 500 Abarth

Veículos flagra versão mais esportiva do hatch: veja essa e outras novidades

Publicidade
Foto:

Caderno Veículos flagra a versão esportiva do Fiat 500, que é desenvolvida pela preparadora Abarth. O carrinho estava com emblemas tampados, que escondem o símbolo (o escorpião) da Abarth. A Fiat afirma que a unidade flagrada é para meros estudos. O fabricante acrescenta que, para comercializar o 500 Abarth no Brasil, seria necessária uma nova rede de atendimento voltada somente para o modelo. Entretanto, os testes com o modelo começaram exatamente depois do lançamento das versões esportivas do Mini Cooper e do smart fortwo, seus concorrentes diretos. É provável que a posição do fabricante, seja apenas para esconder a chegada do modelo, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2010.

O 500 Abarth é equipado com um motor 1.4 16V turbo a gasolina, que desenvolve potência de 135cv a 5.000rpm e torque de 21 mkgf a 3.000rpm no módulo Sport. O modelo tem ainda controle de transferência de torque, que melhora o comportamento do carro nas curvas e acelerações mais empolgadas; aerofólio no fim do teto; para-choques com tomadas de ar maiores e spoilers para compor o visual; saias laterais; rodas esportivas, que têm opções de aros 16 e 17; e quadro de instrumentos com marcador de pressão do turbo e Leds que indicam a hora exata de trocar as marchas. O volante é achatado na base e os pedais são revestidos em alumínio. (Marlos Ney Vidal)

Dacia de competição tem motor V6 3.0 de 300 cv e tração integral



Duster no gelo
O novo utilitário-esportivo que a Renault pretende lançar no Brasil no início de 2010 está fazendo sua estreia em uma competição sobre o gelo, denominada Trofeo Andros, com o ex-piloto de Fórmula 1 Alain Prost ao volante. O modelo de competição é inspirado (tem apenas a carroceria de fibra) no Dacia Duster, batizado de projeto H79, que dará origem ao modelo que a Renault vai fabricar no Brasil para competir com o Ford EcoSport.

Preferência
Pelo menos no programa Pela Estrada Afora, série do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), exibida aos sábados às 11h30 pela TV Cultura, voltada para o público infantil, o pedestre tem preferência. O programa tem a participação das crianças Pedro, Rafa, Julia e Cris, que, com a ajuda dos personagens dos contos de fadas, descobrem a importância do respeito, do cuidado e da solidariedade
no trânsito.

Veja mais fotos do Fiat 500 Abarth, do Dacia Duster e das outras novidades!

Comboio seguro
Sartre. Esse é o nome do projeto que está sendo desenvolvido com o apoio da União Europeia para reduzir consumo de combustível, congestionamento e o tempo de viagem nas estradas europeias. O Safe Road Trains For The Environment (Sartre) funciona como uma espécie de comboio, de até oito carros, conectados por sensores, da seguinte maneira: o primeiro veículo da fila é dirigido por um motorista profissional, enquanto os condutores dos outros carros podem fazer outras atividades, como usar laptop, ler livro, falar ao celular, entre outros. O projeto está sendo aperfeiçoado e passa por testes na Espanha, Suécia e Reino Unido.

20 de aventura
O Land Rover Discovery completou 20 anos em 16 de novembro. O utilitário-esportivo, que foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1989, se tornou um símbolo do carro que encara qualquer desafio e que sempre incorporou tecnologias inovadoras para um veículo fora de estrada, como motor a diesel com injeção direta (1989) e airbag duplo (1998). A segunda geração surgiu em 1998 e a terceira foi apresentada no Salão de Nova York de 2004. Para comemorar as duas décadas, a Land Rover lançou este ano a geração 4 do Discovery. Desde o lançamento, já foram comercializadas mais de 900 mil unidades, em 91 países.