Desde seu lançamento, em 1995, a S10 é líder de vendas do segmento de picapes médias no Brasil. Mas, como sua carroceria teve apenas reestilizações, a imagem já começa a ficar defasada, principalmente com o surgimento de concorrentes mais modernos, tanto em design quanto em mecânica, como a Toyota Hilux. A liderança da picape da GM, que até então era folgada, passou a ser ameaçada pelo modelo da marca japonesa: em 2006, a S10 conquistou 30,6% do mercado e a Hilux alcançou 28,3%; e a diferença foi de apenas 1.417 unidades. Para conter o avanço da concorrente, a GM vai substituir em breve a S10 por um modelo (D-Max) de sua parceira japonesa Isuzu, que tem carroceria e mecânica mais modernas.
Mas, enquanto não chega a nova picape, e o seu utilitário-esportivo derivado, a General Motors vai tentando deixar a S10 e a Blazer mais atuais. Recentemente, desenvolveu o motor diesel eletrônico e a nova suspensão. Agora é a vez do motor 2.4 a gasolina ganhar tecnologia flex, que aceita álcool, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção, e passar por algumas alterações: novo coletor de admissão (de plástico), para otimizar o fluxo da mistura ar/combustível; e aumento da taxa de compressão (de 9,6:1 para 11,5:1), para aproveitar melhor o potencial do álcool.
Desempenho
Com as mudanças, a potência do propulsor saltou de 128 cv para 141 cv (aumento de 10%), usando gasolina. Abastecido com álcool, a potência é de 147 cv. O torque é de 21,9 kgfm, tanto para álcool quanto para gasolina, sendo que com o combustível derivado de petróleo, alcança a faixa de 2.400 a 3.200 rpm, enquanto que com o extraído da cana, acontece na faixa de 2.400 a 4.400 rpm. Mas, mesmo com as alterações, o desempenho não melhorou tanto de forma geral, comparando com o motor 2.4 a gasolina. Por exemplo, a aceleração de 0 a 100 km/h da S10 cabine dupla passou de 13seg. para 12seg8, enquanto a cabine simples se manteve em 12seg2. A velocidade máxima das picapes e da Blazer, que antes era limitada em 155 km/h, agora está restrita a 150 km/h, com qualquer dos dois combustíveis.
A linha S10/Blazer terá as versões Colina (destinada a frotistas em geral e apenas com cabine simples) e Advantage (só com cabine dupla). As versões a diesel, tanto da picape quanto do utilitário-esportivo, não tiveram mudanças em suas configurações. O novo motor 2.4 está à venda apenas para os modelos com tração 4x2, enquanto o propulsor 2.8 a diesel eletrônico equipa aqueles com tração 4x4. Mas o motor a diesel vem perdendo espaço no segmento das picapes médias: em 2004, de todas as S10 vendidas no país, 90% eram a diesel; em 2005, a participação dos modelos a gasolina subiu para 25%; e, em 2006, o mix já foi de 60% (diesel) e 40% (gasolina).
Preços sugeridos dos novos modelos com motor 2.4 Flexpower: S10 Advantage, R$ 53.735 (cabine dupla); Blazer Advantage, R$ 60.459; e Blazer Colina, R$ 74.939.
Zafira Expression
A General Motors passa a vender a nova versão Expression do monovolume Zafira, com preço inicial de R$ 66.390. O modelo é equipado com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, conta com câmbio automático de quatro marchas, airbags frontais, bagageiro no teto e piloto automático, até então oferecidos somente na versão Elegance. O motor é o mesmo 2.0 de 121 cv, com gasolina, e 128 cv, com álcool. Para levar ainda rodas de alumínio de 15 polegadas e CD Player com MP3 e entrada USB e SD, o cliente poderá comprar um kit de acessórios no próprio concessionário, pagando R$ 2 mil.
Outra novidades
Novo Astra vai chegar em outubro. Na verdade, trata-se do Vectra na versão hatch, que foi apresentado na Europa. Novo Omega vem da Austrália, com motor V6, de 265 cv, ainda no primeiro trimestre. Já o compacto Celta vai ganhar o motor 1.4 Econo.Flex do Prisma.
Uma por mês
Durante o lançamento do sistema flex (que aceita gasolina, álcool ou a mistura dos dois em qualquer proporção) para o motor 2.4 da S10, o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Ray Young, disse que a montadora terá 12 novidades esse ano (uma por mês) para o nosso mercado, entre versões, novos modelos e alterações mecânicas.
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