Quinta geração do modelo mais vendido da Volkswagen no Brasil, o novo Gol já está em produção, na fábrica de Taubaté. A reportagem do jornal Estado de Minas flagrou a carroceria definitiva na linha de montagem.
A chegada do Gol 2009 está prevista, inicialmente, para março. A produção começa em Taubaté e no segundo semestre será estendida à unidade São Bernardo do Campo. Até mesmo a campanha de lançamento do modelo já começou. Apesar de a montadora não admitir oficialmente, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), um imenso outdoor estampa fotos de alguns modelos da marca, e há duas "vagas" em branco com os dizeres "Espaço reservado - vem aí mais uma novidade para você". Um dos espaços é para o novo Gol e a outro para o modelo sedã, sucessor do Voyage, que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. O Gol atual continuará sendo produzido no modelo de duas portas.
Plataforma
O novo Gol terá motor transversal pela primeira vez desde o lançamento em 1980. A arquitetura usada é a mesma do Polo/Fox, porém com algumas alterações. A principal diferença é no conjunto H, que forma o banco traseiro e porta-malas: no Polo e no Fox as partes são moldadas separadamente e depois soldadas, no novo Gol será apenas uma peça estampada, facilitando a montagem. Apenas o bojo do estepe será soldado posteriormente. Apesar das diferenças, os três modelos vão compartilhar a linha de montagem.
O que você achou do novo Gol? Clique aqui e comente!
A dianteira do novo Gol é menor que a do atual, já o pára-brisa e o vidro traseiro são mais inclinados, passando a sensação de modernidade e esportividade, e as linhas, bem arredondadas. As portas traseiras terão contornos arredondados e há dois vincos laterais, um seguindo as maçanetas e o outro um pouco acima. As lanternas traseiras serão verticais com leve curvatura na parte inferior, os elementos internos serão circulares como as de Polo e Golf.
Leia mais:
Novo Gol - Nova roupa do campeão