Não apenas pelo veículo, mas também pelo volume do segmento dos compactos no Brasil, o Onix é o lançamento do ano para a Chevrolet, mesmo em um período marcado por uma grande renovação na linha da marca. Com novos rivais em segmento tão importante, como o Toyota Etios e o Hyundai HB20 (além de outros mais tradicionais), a Chevrolet decidiu não arriscar em seu produto, projetado e fabricado no Brasil, que reúne linhas robustas e dinâmicas e bom pacote de itens de segurança e conforto.
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A primeira arma do Onix, que chega inicialmente apenas com carroceria hatch (o sedã será lançado em fevereiro), são as proporções generosas para o segmento de compactos, aliadas a uma versão de entrada com preço convidativo. Vendida por R$ 29.990, esta versão 1.0 LS já vem com direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbags frontais, desembaçador e limpador traseiro e para-choques na cor do veículo. Resta saber como o fabricante vai posicionar o modelo quando a redução do IPI terminar.
VERSÕES Já a versão LT, intermediária, tem a mais vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, abertura elétrica do porta-malas na chave, chave canivete, acabamentos cromados, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido (60/40), luz no porta-luvas e porta-malas, maçanetas na cor do veículo, painéis de portas em tecido, para-choques na cor preta, protetor de cárter e volante com regulagem de altura. Com motor 1.4, a versão LT ganha ainda rodas de 15 polegadas, faróis com máscara negra e lente decorativa azulada, lanternas escurecidas e saia lateral com acabamento preto.
Topo de linha, a versão LTZ ganha vidros elétricos traseiros, ar-condicionado, computador de bordo, Bluetooth, alto-falantes, entrada USB, retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLynk. Além das opções de personalização, o Onix conta com 110 acessórios, que incluem itens de segurança como câmera de ré.
MOTOR São duas opções de motor, ambas flex de quatro cilindros e oito válvulas. Denominado SPE/4, o trabalho de engenharia realizado nesse motor foi feito para reduzir atritos e peso. O 1.0 desenvolve 80cv de potência usando etanol e 78cv com gasolina. O torque é de 9,8kgfm com etanol e 9,5kgfm com gasolina. O motor 1.4 tem 106cv quando abastecido com etanol e 98cv com gasolina. Seu torque usando etanol é de 13,9kgfm e 12,9kgfm com gasolina. Ambos aliados a uma transmissão manual de cinco velocidades. Apesar da diferença de desempenho, o motor 1.0 proporciona mais prazer ao dirigir do que o 1.4, devido às relações de marcha mais curtas, que permitem ao motorista encontrar o torque ideal com muito mais rapidez em aclives e retomadas.
MYLINK A grande sacada do compacto é o sistema multimídia MyLink, que funciona a partir de uma tela sensível ao toque. Disponível de série na versão LTZ e como opcional na LT (R$ 1.200), este sistema interage com o smartphone do usuário por meio de aplicativos. Assim, é possível levar músicas, fotos, vídeos e telefonia para dentro do veículo. Até o fim do ano será disponibilizado um aplicativo de navegação que vai funcionar a partir do telefone. O interessante disso é que, mesmo que todo o conteúdo seja gerado a partir de um celular, o usuário terá um sistema de entretenimento integrado ao painel por um preço relativamente baixo.
ESPAÇO As dimensões do Onix são 3,93 metros de comprimento, 1,71 de largura e 1,49 de altura. O bom entre-eixos, de 2,53m, permitiu aproveitamento do espaço interno, satisfatório para um compacto. O porta-malas tem volume de 280 litros. Uma mancada do projeto é a falta do apoio de cabeça para o passageiro central do banco traseiro, que tem cinto subabdominal. As primeiras unidades do modelo já serão entregues quarta-feira. A chegada do modelo não tira o Celta de linha. A garantia é de três anos e a expectativa da Chevrolet é vender 12 mil unidades por mês.
(*) Jornalista viajou a convite da GM do Brasil.