A Volkswagen apresentou hoje (16/06) uma novidade interessante para a linha Golf: o motor 2.0 com tecnologia bicombustível. A nova motorização está disponível apenas para modelos equipados com câmbio manual. Além do propulsor, a montadora anunciou também uma nova versão para o hatch médio, a GT 2.0. Com o preço sugerido de R$ 63.390, ela é considerada uma versão intermediártia entre a Sportline 1.6 flex e a GTI 1.8 turbo. O modelo básico 2.0 Total Flex custa a partir de R$ 57.990. Veja mais fotos do Golf 2.0 Total Flex!
O motor EA113 2.0 Total Flex desenvolve 116 cv de potência a gasolina e 120 cv com álcool, ambos a 5.250 rpm. Já o torque subiu para 17,7 mkgf com o combustível fóssil e 18,4 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar, os dois a 2.250 rpm. O antigo 2.0 a gasolina era capaz de gerar 116 cv de potência com gasolina a 5.200 rpm e 17,3 mkgf de torque a 2.400 rpm.
De acordo com a montadora, o propulsor recebeu diversas alterações, como sistema de injeção recalibrado, novo filtro de combustível e taxa de compressão mais elevada (11,5:1). "Trocamos os materiais de pistões, anéis, válvulas, assentos de válvulas, comando de válvulas e coletor de admissão. A árvore de manivelas também é nova. Agora ela é forjada - a antiga era fundida", explicou João Alvarez Filho, gerente executivo de Planejamento e Desenvolvimento do Powertrain. Segundo a montadora, enquanto o aumento do torque melhorou a dirigibilidade na cidade, o alongamento da 4ª e da 5ª marcha contribuiu para a redução de consumo em viagens.
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Equipamentos e "esportividade"
Entre os principais itens de série, a versão 2.0 Total Flex traz ar-condicionado, direção hidráulica, sensores de estacionamento traseiro, computador de bordo, rodas de liga leve 15", banco do motorista com regulagem de altura, sistema de alarme antifurto com imobilizador e sensor de ultra-som operado por controle remoto.
Já a versão GT tem visual mais esportivo, com rodas de liga leve de 16 polegadas, grade frontal com pintura diferenciada, faróis e lanternas traseiras com máscara escura (como do GTI), detalhes internos em alumínio escovado, bancos com partes em couro e soleiras com a inscrição "GT". Entre os opcionais, vale destacar piloto automático, teto solar elétrico, módulo tecnológico (sensor de chuva e retrovisor interno anti-ofuscante automático) e CD player 'Double Din', com sistema bluetooth e entradas para cartões de memória tipo SD card e dispositivos USB.
Quesito | 2.0 a gasolina | 2.0 Total Flex |
Velocidade máxima (km/h) | 195 | 200 (g) / 203 (a) |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) | 10,4 | 9,8 (g) / 9,6 (a) |
Consumo urbano (km/l) | 10,9 | 11,2 (g) / 7,5 (a) |
Consumo rodoviário (km/l) | 16,2 | 16,7 (g) / 11,1 (a) |